Sugestões e Melhorias

Olá pessoal gostaria que colocassem aqui sugestões para novos módulos para o Bh OnOfre

Avaliar potenciais optimizações do firmware para baixo consumo (na perspectiva de se poderem ter “dezenas” de módulos a substituir os interruptores em toda a casa).

2 Likes

pelo que percebo se o modulo não tem nada ligado deve adormecer certo?

Ora bem… temos várias possibilidades.
O módulo devia estar o máximo de tempo possível em “sleep” (com a condição de manter a ligação WiFi activa).

Dentro disto, temos a questão de ter que reagir às comunicações que cheguem via WiFi, ou actuação dos botões locais.

Falando-se “teoricamente”, ambos deveriam actuar tipo interrupt, que acordasse o controlador do modo sleep, apenas nesses casos… Não sendo possível, poderia fazer-se a verificação apenas “100 vezes por segundo” (por exemplo - vai depender da latência do próprio micro a entrar/sair do modo sleep, para se tornar a coisa mais eficiente… Não estou muito por dentro desse aspecto do ESP)

Numa pesquisa rápida dei com isto:

Não fica claro se de cada vez que se entrar num modo sleep se vai perder a ligação WiFi.

Pelo que diz neste, podemos ter o modo light-sleep com WiFi ligado, mas necessitando de ter um pino externo para o acordar… https://github.com/esp8266/Arduino/issues/1381

Se for possível ter este modo por “x” tempo… talvez já desse para desenrascar (por exemplo, fazendo sleep de 10ms entre cada ciclo de processamento das comunicações/botoes).

1 Like

Nunca trabalhei com o sleep em módulos programados via Arduino.

Mas sei que por norma os processadores podem dormir e acordar com a variação do estado de inputs por isso, acredito que o problema dos botões está resolvido.

Agora, não tenho a menor ideia da questão da ligação WIFI

sim esse pino poder ser controlado quando alguém inserir algo na ficha

Exatamente agora é preciso verificar a questão da ligação.

Questão: É necessário que a ligação seja mantida quando não tem nada ligado na tomada?
Se não tem nada ligado o consumo será praticamente zero.

Ou há mais funcionalidades que obriguem que seja mantida?

Depende se o estado normal da ficha é ligado, podes querer ativar a proteção para crianças e manter a ficha desligada ou caso puxem o fio a ficha desligar automaticamente quando está nesse modo

Está explicado.
não tinha a certeza de que mais funcionalidades queriam colocar!

Eu sugiro que em vez de colocares os relés, uses algo para fazer pwm e conseguir controlar o brilho das lâmpadas “dimaveis”.
Outra alternativa que eu gostava de ter era a possibilidade de usar ligações físicas em vez de wifi para comunicar. Estarei a pensar em comunicação RS422/485 ou em último caso eth. Para mim o troubleshooting é mais fácil de fazer no caso de falha das comunicações.

1 Like

Não digo fazer, mas pelo menos pôr no github a documentação do onofre interruptor slave

1 Like

vou fazer o video, assim fica mais simples perceberem :slight_smile:

Possibilidade de temporizar a subida e descida do BHOnofre para abrir um estore x por cento ou metê-lo apenas com os buracos abertos…

1 Like

Assim que existir tempo será desenvolvido sim :slight_smile:, atualmente só é possível fazer com uma automação no Homeassitant

Boas pessoal

Por cá há muito boa gente que tem o seu enorme jardim na sua pequena casita, possivelmente gostaria de “iotizar” a sua rega. Porque não umas torneiras com um modulo…
Digamos que já é um projeto em curso na minha bancada de trabalho, mas em versão wired com rs485, embora já tenha olhado para o grande trabalho da firmware do Bruno para estores, e achei que seria tambem um boa opção, basta ter wifi no exterior. A parte chata é que eu não sou assim tão “grande” como o Bruno para a parte de programar.
Na minha experiencia com regas automatizadas aqui por casa, fui “atras” de umas torneiras motorizadas em vez das tipicas de solenoide. As de solenoide são até mais caras, e de vez enquanto la se vai um solenoide, principalmente nas que necessitam estar mais tempo abertas. Tendo em conta que apenas o solenoide novo é quase o preço de uma torneiras completa, queimar um solenoide sai caro… E para alem disso, estão sempre a consumir para estarem abertas. Estas tipo torneira eletrica, so consume para abrir e depois para fechar, uns 5 segundos ou menos por cada movimento.

Comprei 2 destas nos amigos do costume, china.

41UV8wJzNNL

Existe em varios diametro na parte da torneira e com motor de varias voltagens, deste 3v, 6v, 12v, 24v…
Dentro dessa caixa azul há bastante espaço livre para uma board e no topo até tem sitiu para meter parafusos para segurar uma board.

Parece-me que dava um bom BHOnOfre Garden… :joy:

1 Like

Sem dúvida que a iniciativa é boa, eu já tinha pensado num servo motor para aplicar numa torneira convencional mas há um pequeno problema… e se o sistema avaria? Isso é que vai ser gastar água!

Em caso de avaria, facilmente podemos receber uma notificação no telemóvel a indicar que a torneira não abriu ou não fechou passado um determinado intervalo de tempo ou ficou numa posição intermédia, visto que a torneira já vem com 2 micro switch de fim de curso.
Mesmo no caso das electrovalvulas de solenoid, já tive algumas que falharam na posição aberta.