Projeto - Quero ser Maker

Olá, a todos aqueles Professores Makers que tentam que os seus Alunos se apaixonem pela tecnologia.
Hoje o Movimento Maker tem para oferecer dezenas de Arduinos Uno.
Para isso só têm de apresentar aqui uma ideia para um projeto baseado em Arduino Uno.
Identificar a Escola e o número de Alunos afetos ao projeto.
No dia 31 de Julho serão colocados os projetos para serem votados pela comunidade Maker até ao dia 7 de Agosto onde serão entregues os Arduinos ao vencedores.

Boa sorte a todos e continuem com esse espírito Maker

6 Likes

Excelente iniciativa!
Deixa-me acrescentar que se o projecto for muito bom, e estiver em formato lição no scopesDF ou produto documentado no wikifactory, temos, através do fabschools.pt uma bolsa de 700 euros para desenvolvimento do projecto!
Só incentivos à educação na comunidade Maker Portuguesa!!!

Abraços

1 Like

Tenho uma ideia, muito simples e já “concretizada” (De facto, tenho lá diversas coisitas com o “Arduino”. Eventualmente vou ter que refazer a programação toda daquilo, pois perdi a antiga, penso eu, mas faço isso sem problema). Não sei se vale, nem sequer se a ideia é válida, mas… Por um “Arduino” um homem é capaz de tudo !!!.. Então aí vai…

É um “conta-quilómetros” (Speedometer | Gauge) para veíuculos eléctricos, e mostra o resultado em um display digital, mas em formato “tipo analógico”. (Como eu gosto!)

• O hardware necessário e todas as respectivas ligações:
1 Arduino UNO
1 Piezo Buzzer: (Não posso inserir mais urls, o fórum não permite, mas está lá o url)
1 Sensor: (Não posso inserir mais urls, o fórum não permite, mas está lá o url)
1 TFT LCD Display: https://drive.google.com/file/d/1LovTP8q4lwIN4EJhCLWe5BoMMkt95dCg/view

MUITO IMPORTANTE: Se acham aquilo “bom”, “mais ou menos”, “come-se” ou mesmo “uma treta”… Não quero saber, nem me interessa ! Quero é um Arduino na mesma !!..

1 Like

Boa Noite
Tenho a ideia, já existe porém não para nossos solos, o que é pena que qualquer agricultor poderia fazer em casa e poupar largos milhares de euros.
Um sistema de rega/ferti-rega, gota a gota, pode seria tudo realizado por arduino, sempre que o agricultor tivesse que estar sempre junto do sistema, onde iríamos estabelecer valores para as diversas culturas e o arduino iria fazer a irrigação, de modo a poupar água e recursos. os valores são diferentes para cada tipo se solo, cultura e necessidade de água e minerais.

2 Likes

João,

vê lá se isto te interessa: GROUU - Agricultura Open Source

1 Like

Bom dia a todos.

O projecto que proponho é um dispensador automático de álcool em gel construído em madeira e diversas peças impressas em 3D, baseado no Arduino, no sensor HC-SR04 e num servo-motor.

Este projecto foi realizado no final do presente ano lectivo (2019/2020) com 7 alunos da turma de finalistas do curso profissional de Mecatrónica Automóvel da Escola básica dos 2.º e 3.º ciclos com ensino secundário de Mação e gostaríamos de replicá-lo com um grupo de alunos maior (cerca de 30 alunos dos três anos do mesmo curso).

Vídeo:

1 Like

Projeto desenvolvido foi uma calculadora de resistências através da modelação 3D e da programação de microcontrolador “Arduino”, de forma a simplificar o trabalho dos alunos mais novos, nomeadamente no 1º ciclo, auxiliando na identificação das resistências, sem a necessidade de realizar cálculos. Foi realizado por 3 alunos do clube de robótica do Agrupamento de Escolas da Amato Lusitano no ano letivo 2018/2019 .

Projeto disponível para makers

Boa tarde

Os projetos são criados pelos alunos no Âmbito das PAP´s em que vou referir apenas alguns, por exemplo um painel solar que acompanha a rotação do sol; outro um dispensador para comida de animais ou um outro baldo do lixo com abertura automática por aproximação.
São alunos da escola Poeta António Aleixo em Portimão.

Na Escola Básica Barbosa Du Bocage em Setúbal, no Clube de Robótica e Impressão 3D estamos a imprimir, montar e programar Robos OTTO. São cerca de 12 alunos divididos em grupos de trabalho consoante a faixa etária.
Todos os alunos ajudam na impressão e montagem dos OTTOs.
Os alunos programam os OTTO em Mblock, e também alteram os códigos existentes.
Usam ainda as apps dos telemóveis para programar os OTTOs através de Bluetooth.
Nos próximos projectos estão pensados alguns trabalhos como persistência da visão (fita LED+UNO+Motor), robots Smars.Capturar Capturar1

Na Escola Secundária de Odivelas, no âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular 22 alunos de 11º ano do Ensino Regular (alunos do curso de Ciências e Tecnologia, Artes e Economia) estiveram envolvidos no projeto “Constrói um robot com arduino”. Este projeto envolveu professores de Matemática, Físico-Química, Filosofia e Desenho.
robot
No próximo ano letivo, proponho um projeto de medição da temperatura corporal à entrada da sala de aula, baseado no arduino com a utilização de sensor de infravermelho. A ideia será realizar usando a interface I2C a ligação a um destes sensores:

Gostariamos de validar experimentalmente a precisão de leitura, já que são referidos desvios de ±2ºC ou ±2.5ºC e usar estatística para tentar melhorar esta incerteza.

As disciplinas envolvidas serão Matemática, Física e Aplicações Informáticas a cerca de 22 alunos do 12º ano.

Passatempo terminado :slight_smile:
Novidades em breve

Boa tarde Bruno, vamos ser contatados para a entrega dos arduinos?
Obrigado.
Abraço,

Olá a todos, antes de mais parabéns pela participação e pelas ideias sugeridas :).
Serão distribuídos 25 Arduinos por cada projeto, dessa forma irei precisar que me enviem os dados para entrega, caso possam levantar em Leiria indiquem no e-mail, caso tenho que ir por CTT indiquem a morada de envio.
Grande Abraço

e-mail: brunohorta82@gmail.com

Vamos lá começar a fazer saquinhos de 25 para oferecer aos futuros jovens makers :slightly_smiling_face:. Estes que vão poder contar com professores cheios de energia e vontade de inovar :slightly_smiling_face:.
Obrigado à entidade que ofereceu estes Arduinos, apesar de pedir anonimato não puderia deixar de agradecer uma atitude assim tão nobre :slightly_smiling_face:.
Bora lá queimar cenas e aprender como a electrónica é fixe :slightly_smiling_face: