Powerline Extender

Boa tarde,

Resido num prédio com 5 andares, tendo dois apartamentos por piso. Moro precisamente no último.

As garagens são fechadas (box’s), tendo todas elas um interruptor e uma lâmpada de teto. A corrente elétrica que chega a cada uma das box’s é do condomínio, isto é, não está diretamente ligada ao quadro elétrico de cada apartamento.

Tenho necessidade de expandir a minha internet até à minha box.

Instalei uma tomada ao lado do interruptor da luz da minha box com fios que “puxei” de lá.

Liguei um Powerline Extender Kit da TP-Link (TL-WPA4220 KIT), colocando o equipamento TL-PA4010 em minha casa, com cabo de ethernet ligado ao router. O equipamento TL-WPA4220 (wifi extender) liguei-o à tomada que instalei na minha box. Não consegui ter internet.

Seguidamente fiz outra experiência. Mantive a ligação dentro de casa e liguei o TL-WPA4220 numa tomada da área coletiva da garagem, que é onde está ligado o motor do portão de acesso à mesma. Aí já consegui ter internet.

Não percebo nada de eletricidade mas isso significa que a fase onde liga o motor do portão da garagem é a mesma que tenho no meu apartamento e a da luz da minha box é outra?

Consigo contornar este problema?

Obrigado.

Parece-me que o teu diagnóstico está correcto: A fase que serve a tua casa é a mesma do portão, e diferente da box.

Soluções só vejo duas:

1. Ligas o PowerLine à tomada do portão e usas por Wifi (sujeitando-te a que alguém a leve)
  2. Pedes autorização ao condomínio e metes um eletricista a trocar a fase da box ou do teu apartamento, a que for mais fácil, que vai depender da organização dos quadros.