Polícia do Barulho - Apresentação de Projeto e Dúvida

Caros makers,

Apresento-vos uma pequena brincadeira orientada a professores de primeiro ciclo e que tem como objetivo sensibilizar para o ruído constante da sala de aula.

Isto baseia-se em arduino, dois leds (olhos), um buzzer (boca) e um sensor de ruído (nariz).

Algumas fotos do projeto:

O código (uma das versões dele), está aqui: https://github.com/josekarvalho/Arduino-Projects/tree/master/SoundPoliceOfficer

O meu problema está em conseguir estabilizar um treshold razoável para ativar os leds e o buzzer quando deteta um certo nível de ruído na sala de aula.

Já usei dois métodos, usando o output do sensor digital e analógico e não consigo estabilizar isto, usando o potenciometro incorporado no sensor conjugado com os 2 métodos.

Não se se alguém tem experiência com este tipo de sensor de ruído e possa dar algum feedback ou técnica?

Abraço,

José Carvalho

Olá realmente esses sensores não são grande coisa, funcionam muito bem para barulhos mais fortes.
Adorei a ideia é ia recomendar um microphone diferente
https://s.click.aliexpress.com/e/Nou4O0li

Obrigado @brunohorta! Essa era uma das minhas conclusões, avaria ou sensor não servir para o efeito. Mas era o que tinha por aqui.

Vou tentar arranjar isso em Portugal porque a minha mulher tem pouca paciência para esperas :wink:

Depois dou feedback!

1 Like

Acham que este projeto é suficientemente preciso/sensivel para detetar o barulho dentro do apartamento, para verificar se os valores( decibeis ) estão dentro dos limites definidos por Lei ?

1 Like

Com o micro que mencionei a cima penso que é possível

Olá @HenriqueCrachat, não vais conseguir obter valores em decibéis diretamente tal como está o projeto devido ao sensor de som.

Neste caso tens a opção digital ou analógica. Na digital vais receber apenas os valores LOW ou HIGH e terás de ajustar com o potenciometro incluído.

Usando a saída analógica, ele envia valores até 1032, sendo que depois varia os valores conforme o ruído, contudo é a mesma história, deves usar o potenciómetro para ajudar a sensibilidade.

Dos vários testes que fiz, acaba por ser difícil, neste caso pelo facto dos testes serem feitos em casa e o projeto ser usado na escola (mas não por mim).

Poderias sempre tentar emitir um som aos decibéis que pretendes e depois ajustar o potenciómetro para disparar ao ouvir o som. Penso que será fácil de testar.

Já encomendei o outro microfone indicado pelo @brunohorta, depois testo e posso dar feedback.

Abraço,

José Carvalho

1 Like