Noozle entupido

Boa tarde makers.
Estou a usar PLA 1,75mm (da tucab) numa ultimaker 2+. Estou com alguns problemas ao imprimir.
Já efectuei os ajustes do diametro de filamento no CURA e na impressora mas ao final de algum tempo o extrusor entope e nao consegue extrudir mais. Ao puxar o filamento para trás a ponta apresenta-se desta maneira (ver foto).
Sugestões do que pode estar a correr mal?

Pode ser muita coisa.
Estou a usar PLA e PETg da tucab.
Estou a ter muito bom resultado com este material.
Já tentaste baixar a temperatura?
Pelas imagens parece que na zona de passagem do filamento. o diâmetro não está uniforme e está a existir uma acumulação de material derretido.

Exactamente o que me parece é que a impressora esta calibrada para usar 2,85 e mesmo alterando as definições de impressão para 1,75 ela acaba por entupir porque o material derretido retorna um pouco e entope. Qual a temperatura achas adequado?
Também usas uma ultimaker 2+ ?

Boas.
Não adianta alterares no slicer para 1.75, porque o nozzle vai continuar a ser de 2.85…
Vi uma cena desse género numa Ultimaker Original, só resolves com filamento 2.85 ou então trocando o throat para um de 1.75.

1 Like

O hardware tem de ser compatível com o filamento em questão. Se tires um hotend de 2,85 usas o filamento de 2,85. Caso seja se 1,75 o mesmo.
O problema poderá passar por aí. O slicer pouco ou nada influencia a questão. Se tiveres a meter 1,75 num hotend de 2,85 vai estar “solto” criando uma bolha de plástico no interior.
Melhor será primeiramente verificar que hotend tens e usar filamento correspondente. Depois sim afinal temperaturas, velocidades e Flow de extrusão.

1 Like

tenta com estes profiles

já agora podes mandar vir vários nozzles isso é barato eu já nao perco tempo a desentupir porque as vezes já é mesmo problema do nozzle e nao do filamento.

De facto é um erro de incompatibilidade entre filamento e o feeder do extrusor.

Segui os conselhos neste video mas tive sempre problemas, na verdade o noozzle não entope, simplesmente o filamento deixa de ser empurrado até ao extrusor. Com filamento 2.85 o motor que empurra o filamento consegue ter um contacto melhor e empurrar o filamento uniformemente o que não acontece com o filamento de 1,75. Neste ultimo caso o filamento salta fora do rolamento de encosto e deixa de ser empurrado até ao noozle.