Módulo de Comunicação vs Microcontrolador

Bom dia,

Ainda estou a dar os meus primeiros passos com a ESP8266 e queria colocar uma questão a Makers mais experientes.
Já sei que a ESP8266 pode ser usada tanto como módulo de comunicação para um Arduino como pode servir de microcontrolador por si só. A minha dúvida é se pode ter as duas funcionalidades em simultâneo, ou seja, se posso ter um sensor ligado diretamente a uma ESP8266 que o controla e envia os dados.
A minha dúvida surgiu depois de ver este item à venda no eBay: https://rover.ebay.com/rover/1/711-53200-19255-0/1?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fitm%2FESP8266-DHT11-ESP-01-01S-Temperature-Humidity-WIFI-Wireless-Transceiver-Module%2F273012085096%3Fhash%3Ditem3f90c9d168%3Am%3AmjJxFkTHXhFCcgNMlujs88w&campid=5338070507&toolid=20008

Desde já, muito obrigado pelo tempo e atenção dispensados.
Paulo Vasconcelos

Tenho 2 desses a caminho mais um relé da mesma lógica :slight_smile: o esp8285 m1 pode fazer output e o teu arduino receber isso como input, não vejo problema.

Na minha curta caminhada nisto do IoT, às vezes as duvidas técnicas eram esclarecidas por alguém que me apresentava outra solução para o que queria fazer…neste caso vou perguntar…qual o objectivo final do projecto? É que eu no inicio seguia caminhos desnecessários por desconhecimento de causa!

PS (Ainda sigo caminhos desnecessários por falta de know-how) :stuck_out_tongue:

Neste momento, não há nenhum projeto em específico no qual quisesse aplicar isto.
No entanto, gostaria de ter no horizonte a ideia de desenvolver um sistema de Home Automation.

De momento tenho um sistema de rega + sensor de temperatura/humidade do ar quase montado e estaria a pensar comunicar os dados lidos para um arduino ou um raspberry que servisse como unidade central dos módulos que fosse criando e instalando pela casa.

Eu usei o Arduino durante 1 mês (no meu caso tinha uma necessidade de saber o estado de um portão e pedi ajuda a um primo meu que já mexia nisto há mais tempo…o sacana em vez de me resolver o problema, ofereceu-me um arduino e uns sensores para eu começar a brincar) , assim que descobrei o nodeMCU com wifi integrado, nunca mais toquei no arduino.

Dependendo das specs dos teus futuros projectos, um nodeMCU substitui o arduino, se precisares de ir para hardware mais pequeno para caber naquele espaço apertado, começa a ver os ESP’s e shields especificos

Eu por exemplo, tenho um raspberry com home assistant a controlar o estado de um portão (aberto/fechado) e uma webcam…

1 Like

@Karkanius mas não precisas de nenhum arduino pelo meio, tu podes enviar informação directo do ESP pela net para um servidor MQTT por exemplo e interpretar os valores lá. Isso é o forte do ESP8266, não requer um arduino. É assim que funcionam os interruptores wifi que se vê por ai hoje em dia.

2 Likes

A tua pergunta tem uma resposta objectiva. A resposta é SIM. O esp8266 pode funcionar como micro e wifi? SIM pode, agora essa reposta tem nuances. Consegues matar uma mosca com uma bala de canhao? Talvez sim se tiveres sorte. Esta é a reposta mais importante. O esp foi concebido para ser um modulo de wifi e ter funcionalidades de microcontroladores, so que ha microcontroladores que podem fazer umas determinadas tarefas muito melhor que o ESP8266.

Um exemplo é, o ESP8266 tem um “serviço” que é um watchdog que mantem uma monitoria do “tempo ocupado” que o ESP tem, se esse tempo exceder os 2 ou 5 segs (o valor default) o CPU gera uma mensagem de HALT e o microcontrolador tem um comportamento equivalente a um bluescreen no windows, crasha e faz reset.

Claro que da para dar a volta por software, mas nem sempre é possivel da a volta que queremos. O importante no fim da festa é : O QUE QUERES FAZER?

Com base nisso o ESP pode ou nao ser a melhor solução :wink:

Espero que te ajude :wink:

2 Likes