Mini UPS para router e fiber ONT

Boas!

Antes de mais, dizer que não sou engenheiro, tenho conhecimentos básicos de electricidade e electrónica, por isso tenham alguma paciência comigo :blush:

Pretendo fazer uma UPS para assegurar que o meu router e o ont de fibra se mantêm em funcionamento quando há falhas de electricidade (o que infrlizmente ocorre com alguma frequência na minha zona).

Estava a pensar utilizar um conjunto de 3 baterias 18650 (li-ion) em série e quero ter 2 saídas DC de 12V com 2A, já que o router (Technicolor TG784n) funciona a 12V * 2A e o fiber ONT a 12V * 1A.

Tenho noção de algum material que preciso, como um BMS para gerir os processos de carga e descarga do banco de baterias; um regulador de voltagem para ajustar a voltagem de entrada ao circuito das baterias (“step down” no caso de utilizar uma fonte de alimentação 18 ou 24V), mas não sei em concreto como devo conectar tudo para o produto final.

Agradeço desde já a quem me conseguir guiar na concretização deste projecto.

TOU COM PROJECTO SIMILAR, SE QUIZERES FAZER UM PARCERIA E DESENVOLVER O PROJECTO ENTRA EM CONTACTO https://brunosantos15.wixsite.com/informedia

Mete aí O BMS que tens em vista , é mais fácil de ajudar.

Se possível, eu acho que apostava numa topologia “online”: a fonte carrega as baterias pelo BMS, e como a tensão dos equipamentos é muito próximas das tensão da bateria (4.1V3 carregadas=12.3V (+2.5%), 3.8V3=11.4V (-5%) na zona de descarga) ligava-os diretamente à BMS, e não deves precisar de mais nada. Nesta maneira ficas só com Transformador>stepdown>bms>equipamentos. O princial é mesmo a BMS que usares.

Topologia offline era ter uma maneira de comutar entre os transformadores e baterias quando falhasse a eletricidade, que adiciona complexidade que não me parece necessária.