Máquina dedicada.Opções?

Boa tarde malta maker,

Tenho uma máquina que gostaria de colocar como dedicada lá em casa.

Specs:
16Gb RAM
core i5k
1x SSD 128Gb
3x HDD 1Tb

O que gostaria de colocar lá dentro:
-HomeAssistant em virtual enviroment Python
-Sistema de gestão NAS
-preferencialmente com sistema Desktop Linux para poder usar também o PC para pequenas pesquisas.

O que recomendam de distro Linux?
Todos os sistemas de NAS que encontro para Linux são OSs dedicados não podendo instalar dentro de outro sistema Linux

Obrigado,
Valter

Olá, eu recomendo sempre uma disto muito leve e com uma boa comunidade.
Podes ir para Ubuntu ou ainda mais leve Lubuntu.

Não tendo nada a ver mas vê quanto consume essa tua maquina e vê se nao compensa colocares um mini pc com ssd e 8 GB que gaste menos.

O meu problema neste momento é que colocando uma distro Linux, não existe nenhuma opção de NAS tal como FreeNAS ou OMV que funcione em cima de um Linux limpo, sendo todos de distros próprias.

Para já a minha inclinação segue para vmware e criação de máquinas virtuais conforme a necessidade.

Neste momento não estava a equacionar comprar pois a ideia era aproveitar o que tinha parado.Mas o problema seria o mesmo.

Obrigado,
Valter

Podes instalar o Freenas e meter um HA numa JAIL

desculpa a ignorância,mas JAIL?

Olá Valter,

Tenho por cá uma solução VMware ESXi (gratuito) há mais de 4 anos e funciona em pleno, sem qualquer problema e de fácil gestão… atualmente correndo 5 VMs Linux (serviços diversos/docker) e uma Windows 10 (desktop). Foi a melhor solução que encontrei para a minha necessidade depois de experimentar quase tudo no mercado.

Abraço e até já!

tens tambem o unraid