Ligar bhonofre gate

Boa tarde, comprei um bhonofre gate e estive a tentar ligar ao portão, no entanto não consigo perceber exatamente onde fazer a ligação para controlar o motor, a alimentação e as células é fácil mas nem consegui ainda perceber se o motor permite controlar os 3 estados ou não … alguém pode ajudar ?

tens de ligar a saída do relé (um qualquer) pois o teu portão é como a maioria tipo pulsado, um pulso abre, mais um pára e outro fecha entre os pinos 11 e 13 da placa do portão.

Tens lá um fio, se desligares e encostares verifica que o portão abre ou fecha e pára consoante as vezes que lá tocares, é onde se liga normalmente um botão de pressão para abrir o portão da garagem.

Como não tens fotocélulas nisto podes ligar a alimentação do BHgate nos pinos 14-15 é 24V diz é que o consumo só pode ser 200mA, não sei quanto o BHgate consome, a opção é uma fonte 24V ligada nos 220v e alimentar o boneco.

Encontrei outro manual do motor que fala sobre como configurar as diversas entradas, e descobri que existe um stop, um close e um open :slight_smile:

quanto as fotocelulas e ao botao, ainda vao ser instaladas, nao percebi a razao para so poder ir buscar os 24v ao 14-15 se nao tiver fotocelulas, qual e’ o problema ?

Erro meu, olhei para o 20-21 que está no esquema mas como não encontrei na placa, mas tens os 7-8 e os 16-17 que pode ser até 5W é melhor para o BH gate, é o que dá ler ao atravessar.
Andei à procura do manual mas não consegui encontrar, tens em digital que possas disponibilizar?

Tens dois ligadores livres por baixo dos leds, consegues ver se tem números?

A informação que metes, diz que as in3 e in4 podem ser configuradas, no entanto penso que funciona com pulsos também, não refere se é pulsado ou contacto mantido.

referem abertura e fecho com homem presente, este poderá ser o mantido, ou seja como se tivesse um botão e tivesse de estar a carregar para abrir ou fechar, e o abertura e fecho separado poderá ser o pulsado onde dás um impulso e ele abre ou fecha, só mesmo testando.

1 Like

Ligas onde normalmente se liga o interruptor que tens para o controlar

Pelas fotos das ligações, parece que não há botão instalado, liga entre o 11 e o 13 e estão vazios.

finalmente tive tempo de instalar o bhgate, configurei o portao para suportar comandos de abrir e fechar, e se ligar um fio entre o 13 e 9 ou 10 consigo abrir ou fechar.
liguei o bhonofre a minha wifi e ate consegui ver os valores do ldr no home assistant, no entanto nao percebo como confifurar os reles… qual a familia, modo, saida pino entrada e pino saida?

Existe algum guia onde possa ver isto ?

obrigado

Aqui tens os pinouts da placa Onofre gate 2.0

ou aqui https://www.bhonofre.pt/manuals.xhtml;JSESSIONID=1df33f76-b5c1-4073-8c1f-604618378ce2

Para cada output gpio 4,5,14 tens um relé e 12 e 13 para sensores de abertura e fecho.

Dependendo do relé que uses tens de escolher o GPIO a utilizar.

Só não te consigo ajudar com o interface pois não tenho nenhum ainda para experimentar. nem sei se é parecido ao do onofre light e estores.

novo firmware para portões já com possibilidade de ler o estado e controlar 3 relés a partir do mesmo botão :wink: