Ligação HASSIO e BH Onofre

Bom dia a todos,

Chamo-me Sérgio, e comecei agora nestas andanças da automação em casa, embora isto fosse algo que eu já aspirava a algum tempo. No entanto, existia a condicionante “esposa” que “obriga” a que certas rotinas não se alterem, e foi quando eu “tropecei” no outro dia num vídeo do nosso amigo Bruno Horta e descobri o BH Onofre que se fez luz!!

Devo começar por dizer que sou apenas um curioso, sem conhecimentos (formação) de informática e electrónica, o que me leva a ser na prática um “colador de códigos” que desta forma vai aprendendo umas coisas novas.

O meu problema neste momento é não conseguir comunicar entre o HASSIO e o BH Onofre.

Após várias iterações, algumas mal sucedidas, neste momento tenho:

• o HASSIO instalado num mini pc, sobre o LUBUNTU, e pelo que me parece, com o Mosquitto Broker bem instalado (ele iniciou nos logs)

• nas definições do Mosquitto coloquei anonimous: true, assim como as definições de discovery: true, e discovery_prefix: homeassistant

• nos logs do HASSIO tudo parece (a mim) estar bem

• no ficheiro configuration.yaml coloquei as definições para o switch, em que no caso do command_topic e do state_topic coloquei o que me aparecia no browser quando acedo por IP directo

• consigo interagir com o BH Onofre sem problemas pelo browser, com IP da minha rede em casa, e confirmo o mesmo através da app do Bruno

• ainda no browser, foi aqui que coloquei os parâmetros da minha rede, e no Tab MQTT apenas coloquei o IP do broker

O que não funciona:

• percebo que o discovery não detecta o BH Onofre

• e nos logs do broker vejo lá a ligação ao BH Onofre seguida pela perda da mesma por string mal formatada no formato UTF-8

Desculpem ter-me alongado um pouco, não consigo agora colocar uns print screens pois não estou em casa, mas tentei procurar algo parecido e não soube encontrar, se alguém puder ajudar, agradeço.

Boa noite,

Cheguei a casa à pressa, mexi como é normal num monte de coisas, e está a funcionar neste momento.

Mais logo, após o jantar e deitar dos míudos, a ver se consigo perceber as alterações que fiz e escrevo aqui para memória futura.

Boas,

Para fechar este tópico, dentro do meu muito pouco conhecimento, o que me apercebi foi que as definições para o broker Mosquitto não estavam todas introduzidas.

Tive que colocar, username e password, passar a anonimous para false e ficou assim no configuration.yaml

mqtt:
broker: 192.168.1.111
port: 1883
username: *******
password: *******
discovery: true
discovery_prefix: homeassistant

Por coincidência, ou não, a app BHOnofre também começou a funcionar melhor, sendo neste caso a diferença mais notória no activar dos botões de comando, que antes existiam mas não actuavam.

O MQTT discovery funcionou bem.

Obrigado :grin: