IoTizar o ambientador Air Wick

Olá a todos,
Sou novato nestas andanças. Tenho Home Assistant (Hassio) instalado num Raspberry Pi3, onde vou controlando coisas simples da casa, como luzes, playstation e televisões. As luzes estão a ser controladas através de interruptores Sonoff touch e as televisões através de broadlinks.
Recentemente vi no Youtube um video do @brunohorta que explica como IoTizar um ambientador Air Wick (https://www.youtube.com/watch?v=Fku52LQqsJs&t=435s). É a primeira vez que vou lidar com o ESP8266 mas para isso até há muitos tutoriais sobre a sua programação.
Neste projeto em concreto, o problema que se põe é que os AirWick’s que tenho cá em casa não têm o botão de pressão manual. Tem apenas um botão pequeno, idêntico ao AirWick do @brunohorta, com 4 posições. A primeira posição é off e as restantes são posições com temporização.
Assim sendo, não tendo o botão de pressão não preciso do optoisolator, pois não? Posso ligar o wemos D1 diretamente no motor.
Desculpem a minha ignorância mas para mim isto é tudo novo.
Para facilitar, vou postar foto do mecanismo dos meus AirWick’s. Gostaria de colocar mais fotos mas só me é permitida uma.

1 Like

Aqui vai a foto do outro lado do mecanismo do ambientador:

Olá vou alterar as permissões para colocares mais fotos :).
Quanto a questão que colocas-te no Youtube sobre ir directo ao motor, não é a melhor forma.
Vais precisar sempre do opto para ativar o sistema que controla o motor.
Hoje devo passar pelo Continente e já compro um desses para vermos onde podemos aplicar o processo de IoTização heheheh

Obrigado @brunohorta.
Sem pressas.
Se preferires eu envio-te por correio um dos meus e podes “escarafunchá-lo” à vontade.

1 Like

hehehe Melhor ainda então :slight_smile:
vou enviar-te a minha morada por mensagem