Início da impressão 3D

Boa tarde!
Gostaria de me iniciar na impressão 3D para ser possível ajudar também neste momento tão difícil para todos.
Qual a melhor solução sem grande investimento para uma impressora 3D?

Obrigado e mantenham-se saudáveis.

Olá @Fidalgo desde já bem vindo ao fórum.
Quanto a sua questão por mim eu recomendaria uma Creality Ender 3 muito fixe pelo preço.

1 Like

Boa Tarde Fidalgo,

Também andei à procura e pelo que tenho visto a comunidade Ender em Portugal é bem forte, o que significa que apoios serão ainda consideráveis para quem se inicia.

Li muito aqui neste movimento e conclui que este equipamento é de fato o melhor, comprei na bangoodd faz dois dias comprei o modelo Pro 3XS que vem com cama de vidro com extrudor MK10 e com placa controladora 1.1.5. Link: Aqui

Além disso vi software, pois ter equipamento e só imprimir o que os outros fazem, é útil de fato, mas saber mexer ainda melhor.
Só gratuitos
AutoCad - TinkerCad
Nota: Simples, eficaz, muito básico, mas fantástico para iniciarmos. FIz todos os modelos e percebi que precisava de mais.
Passei para Blender 2.8 (Muitos tuturiais na net em brasileiro essencialmente). Muito bom, já desenhei um Urso, sozinho!!! :slight_smile:

Desculpa o texto extensivo e ser tardio, mas só vi agora.
Ainda não tenho a impressora, foi expedida hoje da Republica Checa e o PLA de UK.

Para modelar uso o Fusion360 da autodesk. É gratuito para hobby, e é um CAD paramétrico completo. Para desenhar peças de engenharia (dimensões definidas) não há melhor.
O Blender uso às vezes, é muito fixe, mas sinto sempre que não tenho tempo para o aprender como deve ser. Não é o mais intuitivo dos softwares, mas gostava um dia ter tempo de o dominar porque dá para fazer coisas muito giras (já vi cenas no youtube com motion-tracking de me deixar de queixo caído numa ferramente open-source), mas sei que provavelmente não vai acontecer.

Olá,
Só nova por essas bandas e na impressão 3D. Adquiri recentemente uma Sapphire Pro da Two Trees Core XY Banggood. Já a tenho desde do dia 9 deste mês mas só a testei no início desta semana.
Devo ter passado uma semana a pesquisar qual seria a melhor opção qualidade/preço/comunidade/firmware. Posso dizer que a qualidade e o preço ganharam e que a comunidade está a crescer e que a firmware não é open source mas sim da própria empresa. Neste momento imprimi 2 peça: um puxador antimicrobianos e um vaso. Queria testar a robustez do Pla e se a impressora imprimia bem se grandes afimações pois ainda estou na fase da ignorância.eaad767d-c149-434b-a3fd-8c5cd38d9799
Não estou decepcionada com a minha compra, o tamanho da cama é médio (235x235x235).
Quanto a modelação, estou a trabalhar com Onshape (que por enquanto é gratuito mas as modelações são públicas), o Fusion 360 é bom mas acabou trial (3 meses). O Meshmixer é bom para os suporte pois são em forma de árvore e poupa-se no material.
Se alguém conhecer softwares melhores/gratuitos para modelar, etc, ou dicas sobre impressoras diz alguma coisa :grinning:

O Fusion360 é grátis para uso pessoal:

No fim da página, em “Activate Fusion 360 for personal use”->“GET STARTED”

Para modelação “CAD” é o melhor. Para modelação mais orgánica (fazer figuras/réplicas/esculturas/etc sem preocupação do mm), vale a pena aprender Blender, é um bocado difícil de entrar, mas não há igual e é completamente free.

1 Like

Ontem passei por acaso com um software de Fotogrametria (free) 3DF Zephyr, que basicamente fazemos upload de fotos de um certo objecto em diferentes perspectivas e o programa recria o objectivo em 3D. É uma opção mais barata que o scan de objetos. Não é perfeito mas é melhor que nada :sweat_smile:

Obrigada pela dica, realmente não tinha visto essa opção

Sobre fotogrametria já vi uns vídeos engraçados no youtube sobre o Meshroom: https://alicevision.org/ , que é open-source.

1 Like