Infills do tipo TPMS como Gyroid

Olá a todos.
Alguém sabe se é possível utilizar um infill do tipo triply periodic minimal surface (TPMS) em algum slicer? Uso o Cura e sei que tem infill Gyroid. Existe alguma forma de introduzir outros tipos de infill como Schwarz P e D?
Obrigado

1 Like

No PrusaSlicer tens estes
image

2 Likes

Bruno,

Costumo utilizar uma versão baseada no Cura, desenvolvida por umas das pessoas que mais contribui para o desenvolvimento do próprio Cura.

Foi adicionado recentemente a esta versão os infills que precisas - Schwarz P e D.

• 20191209 - Added Schwarz D infill pattern.
  • 20191208 - Upstream changes + misc bug fixes + added Schwarz P infill pattern + replaced Gyroid resolution variants with Infill Pattern Resolution and Support Pattern Resolution settings.

Cumprimentos,
André Magro

1 Like

Obrigado pela resposta amagro!
Na verdade fui eu que contactei essa pessoa que teve a gentileza de desenvolver esses infills durante o fim de semana.
Entrei muito recentemente no mundo da impressão 3D, já que estou a fazer a tese de mestrado sobre este tema, e estou surpreendido com o espírito de entre-ajuda desta comunidade.
Obrigado!

1 Like

Bruno,

Trabalho no departamento de inovação da BEEVERYCREATIVE, se precisares de alguma coisa avisa.
Já agora, qual o tema da tese?

Cumprimentos,
André Magro

Olá André,

Obrigado!
A tese é sobre caracterização mecânica de peças fabricadas em FDM. Este tipo de estruturas TPMS só podem ser fabricadas por impressão 3D, e pela pesquisa que fiz podem ser interessantes para aplicações médicas por serem permeáveis e apresentarem um comportamento menos anisotrópico que os restantes infills. Assim, vou estudar o comportamento destes infills com diferentes densidades.

Cumprimentos,
Bruno Machado

Já deves ter encontrado o canal CNCKitchen, que faz muitos testes mecânicos com bastante rigor.

Pelo que me lembro de um vídeo há uns tempos (demasiado para saber qual era), um dos principais factores que contribui para a anisotropia das impressões é a deposição em camadas e a aderencia entre as mesmas.
Uma ideia que podes explorar é se existem alterações se fizeres “annealing”(sorry, não sei tradução) das peças.

1 Like