HA switches gone from dashboard

Será que alguém consegue dar uma ajuda?
Tenho um HA a correr normalmente, não está ligado à net.
De um dia para o outro (sem haver qq alteração de configuração, apenas desliguei e liguei no dia seguinte) tudo o que é switches mqtt deixou de aparecer (só tinha isso configurado no dashboard/visão geral).

Nos logs identifico as seguintes messagens de erro/aviso:

ERROR (MainThread) [hassio.services.modules.mqtt] It is already a MQTT in use from core_mosquitto

WARNING (MainThread) [hassio.tasks] Watchdog found a problem with Home Assistant Docker!

WARNING (MainThread) [hassio.updater] Can’t fetch versions from https://s3.amazonaws.com/hassio-version/stable.json: Cannot connect to host [s3.amazonaws.com:443] ssl:None [Try again]

O servidor de mqtt não está a inciar no boot, como devia, mas se o iniciar manualmente todos os dispositivos ficam operacionais via mqtt, no entanto, o dashboard permanece na mesma sem qq switch.

Alguma ideia do que se passa?

já está resolvido? Parece ser conflito com brokers MQTT na mesma maquina

Apenas existe um broker instalado.

Penso que o problema surge com o desligar incorreto do PI - “diretamente na ficha” (ainda terei que arranjar solução alternativa. Eventualmente irá passar por uma UPS ou módulo específico para PI).

Não sei se essa também será a causa do broker MQTT (mosquitto), e outros addons como o configurator, não iniciarem automaticamente no arranque. Mesmo depois de iniciado manualmente o problema persiste.

Não sei este desligar incorreto levará a alguma incoerência nos ficheiros de configuração, nem se haverá algum ficheiro de log mais específico onde dê para obter mais informações.

[SOLUÇÕES por agora]
1 opção: fazer snapshots quando a coisa está a funcionar e qdo é necessário fazer o restore

2 opção: ir ao ficheiro de configuração, alterar qualquer coisa (ex. dar mais uma linha), gravar as configurações e reiniciar ----> o que me leva a crer que seja realmente alguma incoerência causada pelo incorreto desligar da máquina onde está a correr o HA

Eu aconselhava a passar isso para um Mini PC com SSD já que é um sistema critico que deve estar sempre Online

É uma hipótese em cima da mesa numa próxima fase. Também tenho visto bons feedbacks com a utilização de algumas TV Boxes mas ainda não houve tempo de investigar a fundo.

1 Like