GROUU - Agricultura Open Source

Viva!
Agricultores e Hardware e software developers! makers desta vida,

Gostava muito de colaborar com outras pessoas neste projecto Aberto a que até agora chamei GROUU.
Trata-se de levar à ultima consequencia duas componentes em redes de sensores e actuadores para agricultura de precisão:
A componente Open Source;
E a modularização da proposta.

Para já a ideia é reunir uma equipa iniciada no facebook no próximo Pixels Camp (http://pixels.camp)

Acerca do que já fiz, tanto a nível de design como de hardware têm os links nesta landing page: http://grouu.cc

Este foi o pitch que entreguei no pixels.camp:

"
GROUU

GROUU is a precision agriculture sensor network and Irrigation and fertilization system, but it’s also more than that. It’s a knowledge transfer system that connects systems and humans. The aim? To democratize technology for agriculture by being open, modular and parametric.

Whether applied to indoor hydroponics or traditional agriculture in an urban or rural context, GROUU sensors and modules can be used together, adapted, remixed and distributed, depending on the needs of agricultural contexts and communities.

The open-source modular system is formed by a set of sensors and actuators that automate agricultural tasks like fertilizing and watering and optimizes them by recognizing success patterns from the sensor and user-generated data. Optimization is directly related to the amount and diversity of data and users."

Conto convosco!

2 Likes

links github:

(ver readme)

1 Like

I’m IN! são dois mundos que gosto, agricultura e eletronica. O minha tese de mestrado foi uma rede LoRa para a agricultura com sensores e atuadores ( controlo de bombas e eletrovalvulas com Latch).
Boa ideia em arranjar uma solução opensource!!

2 Likes

Cá estamos para isso! :wink:

O projecto tem potencial!

Boas,

Como disse ontem no Facebook , eu tenho interesse nesse projecto e tenho terreno na zona de Torres Vedras, só não tenho é os conhecimentos para programar.
Sei soldar, tenho alguns conhecimentos de electronica, uso o Home Assistant e tenho vontade de alinhar nessa ideia. Se acharem que tenho algum dos requisitos digam onde e quando é o encontro que lá estarei.

Olá a todos,
O projecto é para seguir em frente, mas o pixels.camp infelizmente foi adiado para Novembro, como está a acontecer com quase todos os grandes eventos.
Vamos colaborando por aqui. A documentação que publiquei acima não está completa mas já dá para darem a vossa opinião. Quanto a perfis de trabalho cabemos todos! uns são melhores agricultores os outros melhores programadores! abraços

Olá,

para descodificar os links acima, pois o repositório principal está confuso, com projectos antigos!

Ando a trabalhar em dois caminhos:

• Um que são os módulos separados pp ditos. esquematizado seria conforme imagem abaixo e podem encontrar umas primeiras versões de código e de algumas placas, muito baseados numas das primeiras iterações do Bruno com o BHonofre.

• posteriormente, e para exercitar o controle, e também por causa de um curso que estava a fazer embarquei nisto de fazer uma incubadora. Confesso que agora tenho esse projecto mais parado e estou a regressar ao primeiro.

. Assim, gostaria para já de testar a ideia dos módulos com um esquema deste género:

Tenho publicado aqui algumas fotos sobre o projecto:

Como é que acham que nos podemos organizar para colaborar mais.
O ideal seria fazermos uma chamada com quem está interessado para se repensar a abordagem em conjunto e depois dividir tarefas.

Quem quer combinar? abraços

Ola

Este projecto é bastante interessante.
Não estou ligado a 100% à agricultura, mas vivo numa área rodeado de agricultura e os meus avós e pais sempre estiveram ligados à agricultura, quem em grande quer em pequena escala, por isso este tema não me é de forma alguma estranho.
Para alem disso sou um hobyista da electrónica e principalmente automatizar processos repetitivos, como é o caso de automação de regas e implementação de depósitos para me facilitar o meu dia a dia com o pouco de agricultura que ainda me resta por aqui.

Infelizmente o meu tempo para me dedicar à electrónica não é muito, mas se poder ser útil em algo, acho que seria interessante.

1 Like