Globmatic Fénix 650

Boas pessoal.
Ainda hoje mesmo encontrei este v/ forum e já cá estou a pedir a v/ ajuda.
Possuo uma porta automática de garagem da marca Globmatic (Fénix 650).
Gostaria de saber se me podem ajudar com algumas questões:

1. Alguem consegue obter ou possui o manual deste equipamento?
  2. O comando funciona em que frequência? Queria mandar vir um par deles da china para substituir os meus velhotes e não sei o que escolher.
  3. Estou a pensar ligá-lo à minha futura instalação HomeAssistant. Funcionará bem com um Shelly1? Se utiilizar o Shelly 2.5, consigo obter (de alguma forma) a posição da abertura a qualquer momento? (Por ex: 50 ou 70%)

Obrigado desde já pela v/ disponibilidade.

1 - Manual:

Literalmente o primeiro resultado por “Globmatic Fenix 650” no google.
2- Frequencia:
Tirado do 3 resultado do google https://focalsystem.pt/automatismo-produto-1001.html
“Recetor encastrado TIRX 1 CANAL 868MHz”, e no 2º resultado indica que são Rolling Code.
3-Não tenho experiência

1 Like

A mim não me apareceu nada de útil mas isso deve-se, seguramente, ao facto de o meu motor de busca ser o DuckDuckGo. Tenho mesmo que mudar. Já sei o que encomendar. Por ser rolling code precisa de algum tipo de comando especial?
Obrigado pela ajuda.

Tem que ser compatível com o tipo de código. Se não tiveres a certeza que dá (indicado pelo vendedor), o que algumas pessoas fazem é comprar localmente pelo OLX, há vendedores com vários modelos que já conhecem o mercado nacional e trocam se não funcionar, ou até fazem a cópia na altura(se der).
Dos chineses não sei como te safas, há alguns que indicam explicitamente a compatibilidade com a globmatic: https://www.aliexpress.com/i/4000120088115.html , não vejo referência à Globmatic nos genéricos, e rolling codes podem dar problemas (nos mais básicos copiam como código fixo e só funcionam a primeira vez)

Ou então fala com um vendedor “especializado” como este https://comandoslowcost.com/ ,mais não seja para descobrir se é mesmo assim tão raro ou se qualquer um dá, certamente já devem ter experiência.

1 Like

Obg. Informação bem útil. Já estou a ver.
Em relação à questão da shelly e da possibilidade de marcar o nível da abertura do portão. É possível tal coisa? Não é que seja importante, mas ficava engraçado. E uma vez que é possível com as pressianas, mesmo sendo tipos de motor diferentes, pode ser que o seja também com esta situação.

Já finalizei o serviço. O portão funciona muito bem. Em relação a poder funcionar como se fosse uma persiana/estore, parece-me que não é possível e creio que será devido a uma limitação do próprio motor.
Este motor (não sei se se passará o mesmo com outros) só possui uma função que comanda tanto a abertura, como a paragem, como o fecho, sendo que os passos acontecem em sequência. Desta forma não creio que seja possível obter o estado do portão a qualquer momento.
A configuração foi bastante linear e simples. Algumas experiências relacionadas com o tipo de botão e ao tempo de impulso, mas no geral muito fácil chegar ao resultado final.
Resta-me agradecer à prontidão com que vcs me ajudaram com as dúvidas iniciais. Um muito obrigado e continuem este excelente trabalho.