ESP 32 (bateria)

Boa tarde,

Acho que será uma pergunta um pouco básica, mas aqui vai precisava de saber que bateria usam para um esp32 ou esp 8266 ? se fosse possivél um link agradeço.

Muito obrigado

Com ESP32 nunca liguei a bateria.
ESP8266 já liguei. Uma bateria de lítio qq dá, a longevidade vai depender do que estiveres a fazer e da capacidade da mesma. No meu caso a ligar-se cada 5 minutos durante uns 10s (poll a um dispositivo série + upload por wifi) com deepsleep e leds removidos durava quase 2 semanas a mais barata e pequena que encontrei no ebay ou Aliexpress de 600mAh, acho que era originalmente para um miniquad. Link não tenho, já foi há um par de anos.
Utilizava um módulo barato com TP4056 e proteção DW01 para carregar. Custam menos de 1€ cada em quantidade nos mesmos sites

Obrigado
No caso de querer fazer um projeto para leitura de humidade não vai durar mais que duas semanas certo?
E que não tenho enrgia onde quero colocar o sensor+esp.

Não te esqueças primeiro de confirmar se tens cobertura wifi.

Eu acho que se consegue facilemente uns meses.
Como eu faria:
Material:

• Wemos D1 Mini (o meu módulo ESP8266 preferido)
  • Pilha 18650 de 3500mAh (tipo esta: Bateria)
  • Sensor BME280 , um bocado mais caro, mas faz humidade, temperatura e pressão atmosférica, comprar de um vendedor fidedigno, andam uns fakes a circular, se for demasiado barato, desconfiar
  • Suporte para pilha.
  • Carregador para pilhas 18650 (que são muito úteis para outras utilizações, como lanternas)

Modificar o wemos removendo os leds e meter a alimentação do usb-serie nuns fios (só ligar ao programar).
A entrada +5V do wemos tem um LDO que se aguenta numa Li-ion até praí aos 3.5V, a carga que sobra é marginal portanto é usável.
Código com deep sleep (é preciso fazer uma ligação), meter o sensor em sleep entre ciclos (.1uA de consumo), e verificar que não há pull-ups perdidas a consumir. Acordar cada 15 minutos ou até mais longo (a humidade não muda assim tão de repente), e procurar na net otimizações da ligação wifi (para não demorar muito tempo a ligar)
Tens de conseguir um par de meses no mínimo por carga (e acho que estou a ser MUITO pessimista, com este setup não me admirava de sacar um ano).

Se não tiveres cobertura wifi, nesse caso ia para um arduino pro mini e fazia log para um cartão microSD, de onde periodicamente tens de ir copiar os dados (been there, done that!)

Muito obrigado, pela ajuda.
Já encomendei algum material :slight_smile:.

Boas. Tb já me tenho lembrado disto, para colocar ESP’s sem ter de passar cabos para energia.

Estas bateria sugerias, 18650, ou 21700 parecem-me super indicadas e acessíveis, para grande parte das aplicações.

Se precisarmos de maior autonomia, podemos acoplar mais baterias em paralelo. (atenção que em paralelo aumenta autonomia, em série aumenta a tensão e consequentemente, potência)

Uma dúvida que ainda me assiste, é como saber que está na altura de carregar…
Ou seja, o ESP poder monitorar a carga da sua alimentação, e fazer algo qt a isso… (mqtt, webservice, led/apagar led)…

Alguém conhece forma de fazer isto?

Thanks

1 Like

Claro.
O ESP tem ADC, é só monitorar a tensão da bateria. Tens de meter um divisor resistivo para adequar o valor ao ADC (encontrar referências online). Usar valores elevados para minimizar corrente de stand by. Ao mandar os dados do sensor mandas junto a tensão da bateria, depois é só meteres um alarme no servidor quando estiver a ficar muito baixa.

Mega! Obrigado @jm_araujo ! consegues indicar algum projeto q tenha usado isso?
adc ainda apanho o que é, de resto vou ter que ir estudar :slight_smile:

Por exemplo: https://arduinodiy.wordpress.com/2016/12/25/monitoring-lipo-battery-voltage-with-wemos-d1-minibattery-shield-and-thingspeak/

Esse shield não importa para o caso, o que fazem nesse projeto é ligar o A0 ao positivo (+) da bateria com uma resistência.
No módulo esp8266 desse exemplo já tem resistências internas, para o teu caso particular tens de ver se também tem ou precisas de adicionar.

Top, obrigado @jm_araujo !! é o que vou fazer, e posto updates! Tenho um velleman vm107, node mcu amica e um geekcreit… vou tentar ler os datasheets e perceber isso :wink: