Controlo de temperatura de Piscina

Comprei uns painéis de aquecimento para a piscina e quis automatizar o motor para ligar quando estiver calor (e a temperatura dos painéis for superior à temperatura da piscina) e desligar quando a temperatura da piscina for superior.
Comprei 3 sensores de temperatura DS18B20 para controlar a temperatura da piscina, temperatura dos painéis e temperatura à superfície.
Adicionei também um DHT11 para consultar a temperatura e humidade ambiente (em breve devo trocar por um DHT22) e um display 16x2 para consultar o estado do controlador.

Como os pinos de ligação ao display por defeito são os utilizados pelos relés tive de utilizar os pinos 12 e 13.
Os sensores de temperatura podem ser ligados em série e por isso apenas precisei do pino 14.
Dos pinos que sobram, apenas o 2 pode ser utilizado sem causar problemas, por isso liguei o DHT11 nesse pino.
Sobra o pino A0 que iria ligar um sensor de iluminação mas não consegui que funcionasse correctamente (precisava de converter os 0-5V do sensor para 0-1V com um divisor de resistências mas o trabalho não compensava o ganho com essa informação).

A ideia é poder usar o BHOnofre para controlar até 2 motores, um deles a controlar a passagem da água pelos painéis de aquecimento e outro para optimizar o aquecimento providenciado pela cobertura da piscina (já que a água à temperatura fica bastante mais quente que a água no fundo caso não haja circulação de água).

Como o sistema de aquecimento com os painéis e cobertura funciona bem de mais, tive de criar no firmware um limite de temperatura, já que num dos dias a água chegou aos 40º.

O firmware tem OTA activo e por isso permite actualizar o firmware remotamente sem ter que desmontar o sistema.

Desenhei também uma caixa e tampa para imprimir em 3D e alojar tudo.

foto3 foto4 foto7

Fiz upload do firmware e da caixa para o Thingiverse.
https://www.thingiverse.com/thing:4393115

1 Like