BHOnOfre - ligação sem neutro

Boa tarde malta!
Finalmente deitei mãos ao trabalho e resolvi instalar os meus BHOnOfre Rev3.1; depois de muita coisa lida, lá cheguei à esptool que me permitiu flashar o device; consegui somente num, que o outro ainda ando às voltas, várias tentativas, mas dá-me sempre:

A fatal error occurred: Failed to connect to Espressif device: Timed out waiting for packet header
De qualquer maneira, este não é o meu assunto;

No BHOnOfre que consegui flashar com sucesso, testei-o, liguei duas lampadas, configurei o WiFi e está tudo integrado com o meu HassIO. Agora, fui tentar instalar no meu comutador duplo da sala, mas quando abri tudo, só tenho 3 cabos: 2 pretos (que presumo que vão para as lâmpadas) e um castanho (que presumi que é a fase).

A minha pergunta é, e desculpem desde já ser verdinho nestas andanças, como é que eu faço se não tenho o neutro? É possível à mesma montar isto, ou vou ter que chamar cá um electricista?

Cumprimentos e obrigado desde já!

Olá Marco, não é possível ligar sem neutro, terás de o passar para o interruptor utilizando uma Guia. O Processo é simples.
Basta localizares a caixa de derivação na divisão (Caixa Branca perto do tecto)
Nessa caixa vais encontrar fios azuis que são o Neutro
Depois é só utilizares uma guia de Nylon para puxares um fio dessa caixa até ao interruptor
https://bhonofre.pt/public/pinouts.xhtml;JSESSIONID=67cea075-4f46-488c-b0a6-41afabbcb4a9

1 Like

Obrigado Bruno!
Já está a bombar!!! Felizmente tinha tudo o que precisava para passar o cabo do neutro! Agora só tenho de conseguir encaixar o comutador, mas acho que é muito grande, vou ter que comprar um com um perfil interno mais baixo.

Também tenho de perceber porque é que ainda não consegui flashar o outro BHOnOfre;

Outro assunto é o de aproveitar o segundo comutador, que não tem lampada associada, para ligar ou desligar um grupo no HassIO… mas isso são outras núpcias!

Mais uma vez, obrigado!!

1 Like

HEHEH fico super contente por saber que já bomba :), em relação ao outro lado com comutador de escada aguarda uma semanita que estou a terminar um shield que encaixa no Onofre para comutar escada de forma super simples

Não era bem esse o tema, mas vou precisar também… tenho no corredor essa função de ter dois comutadores ligados ao mesmo sistema…

Agora só quero mesmo é que neste que já funciona, utilizar o segundo interruptor para ligar ou desligar cenas no hassio, nomeadamente um grupo.

Ainda não tive sucesso com o segundo BHOnOfre… parece estar morto :frowning:

Envia para Leiria que verifico e reenvio sem custos

Thanks! Olha uma coisa, quando liguei o switch, tive de ligar um cabo ao neutro, no próprio comutador, senão um dos botões não era reconhecido… é normal? Como não vi isso no diagrama…

brunohorta, aguardo por essa shield!!! :smile: :smile:

3 Likes

Boas mgarces,
Será que me podes enviar um esquema de como fizeste a ligação, tenho o mesmo problema.

é necessário Fase e Neutro como indica o manual
https://bhonofre.pt/manuals.xhtml

Boas brunohorta,
Eu fiz como estava no manual mas a questão é que se eu ligar ou desligar no interruptor que está ligado o Onofre não consigo ligar ou desligar nos outros.
O esquema que tenho em casa é este, e estou a ligar num que fica nas extremidades.

image

Eu puxei um neutro para o onofre como diz no manual.

Mas se eu quiser aplicar num interrupto simples com um esquema destes como é que ligo no onofre?
image

Não podes ligar um interruptor simples, pode ser interruptor duplo (lustre) ou um botão de pressão.
Se utilizares o botão de pressão ligas um lado do botão ao GND e outro lado ao 12 ou 13. Não te esqueças de alterar no software do onofre o “Modo” para Botão pressão .

REMS, o teu circuito é chamado de comutação de escada (2 way) com inversor, o que tens de fazer é ligar os fios que se encontram no borne L de cada extremidade diretamente na entrada para o comando do Onofre e por sua vez passar mais uma linha preta da saída de tensão do Onofre diretamente para a lâmpada.

Exemplo de comutação de escada sem inversor no Sonoff funciona de forma idêntica no BH Onofre


Desta forma aproveitas a aparelhagem eléctrica existente mas terás de passar mais fios de uma extremidade para a outra. Se não houver forma de passar mais fios a solução é substituír os 3 aparelhos por botões de pressão e aproveitas as duas linhas de comutação para fazer uma ligação paralela.

Boas YnoX,
Muito obrigado, eu estou a testar na casa velha porque daqui a uns meses vou para uma nova e assim ja sabia como fazer, mas se tiver de passar cabo vou esperar pela nova e digo quanto cabos vou querer em cada tomada.
:ok_hand: