BHOnOfre - ligação sem neutro

Boa tarde malta!
Finalmente deitei mãos ao trabalho e resolvi instalar os meus BHOnOfre Rev3.1; depois de muita coisa lida, lá cheguei à esptool que me permitiu flashar o device; consegui somente num, que o outro ainda ando às voltas, várias tentativas, mas dá-me sempre:

A fatal error occurred: Failed to connect to Espressif device: Timed out waiting for packet header
De qualquer maneira, este não é o meu assunto;

No BHOnOfre que consegui flashar com sucesso, testei-o, liguei duas lampadas, configurei o WiFi e está tudo integrado com o meu HassIO. Agora, fui tentar instalar no meu comutador duplo da sala, mas quando abri tudo, só tenho 3 cabos: 2 pretos (que presumo que vão para as lâmpadas) e um castanho (que presumi que é a fase).

A minha pergunta é, e desculpem desde já ser verdinho nestas andanças, como é que eu faço se não tenho o neutro? É possível à mesma montar isto, ou vou ter que chamar cá um electricista?

Cumprimentos e obrigado desde já!

Olá Marco, não é possível ligar sem neutro, terás de o passar para o interruptor utilizando uma Guia. O Processo é simples.
Basta localizares a caixa de derivação na divisão (Caixa Branca perto do tecto)
Nessa caixa vais encontrar fios azuis que são o Neutro
Depois é só utilizares uma guia de Nylon para puxares um fio dessa caixa até ao interruptor
https://bhonofre.pt/public/pinouts.xhtml;JSESSIONID=67cea075-4f46-488c-b0a6-41afabbcb4a9

1 Like

Obrigado Bruno!
Já está a bombar!!! Felizmente tinha tudo o que precisava para passar o cabo do neutro! Agora só tenho de conseguir encaixar o comutador, mas acho que é muito grande, vou ter que comprar um com um perfil interno mais baixo.

Também tenho de perceber porque é que ainda não consegui flashar o outro BHOnOfre;

Outro assunto é o de aproveitar o segundo comutador, que não tem lampada associada, para ligar ou desligar um grupo no HassIO… mas isso são outras núpcias!

Mais uma vez, obrigado!!

1 Like

HEHEH fico super contente por saber que já bomba :), em relação ao outro lado com comutador de escada aguarda uma semanita que estou a terminar um shield que encaixa no Onofre para comutar escada de forma super simples

Não era bem esse o tema, mas vou precisar também… tenho no corredor essa função de ter dois comutadores ligados ao mesmo sistema…

Agora só quero mesmo é que neste que já funciona, utilizar o segundo interruptor para ligar ou desligar cenas no hassio, nomeadamente um grupo.

Ainda não tive sucesso com o segundo BHOnOfre… parece estar morto :frowning:

Envia para Leiria que verifico e reenvio sem custos

Thanks! Olha uma coisa, quando liguei o switch, tive de ligar um cabo ao neutro, no próprio comutador, senão um dos botões não era reconhecido… é normal? Como não vi isso no diagrama…

brunohorta, aguardo por essa shield!!! :smile: :smile:

3 Likes

Boas mgarces,
Será que me podes enviar um esquema de como fizeste a ligação, tenho o mesmo problema.

é necessário Fase e Neutro como indica o manual
https://bhonofre.pt/manuals.xhtml

Boas brunohorta,
Eu fiz como estava no manual mas a questão é que se eu ligar ou desligar no interruptor que está ligado o Onofre não consigo ligar ou desligar nos outros.
O esquema que tenho em casa é este, e estou a ligar num que fica nas extremidades.

image

Eu puxei um neutro para o onofre como diz no manual.

Mas se eu quiser aplicar num interrupto simples com um esquema destes como é que ligo no onofre?
image

Não podes ligar um interruptor simples, pode ser interruptor duplo (lustre) ou um botão de pressão.
Se utilizares o botão de pressão ligas um lado do botão ao GND e outro lado ao 12 ou 13. Não te esqueças de alterar no software do onofre o “Modo” para Botão pressão .

REMS, o teu circuito é chamado de comutação de escada (2 way) com inversor, o que tens de fazer é ligar os fios que se encontram no borne L de cada extremidade diretamente na entrada para o comando do Onofre e por sua vez passar mais uma linha preta da saída de tensão do Onofre diretamente para a lâmpada.

Exemplo de comutação de escada sem inversor no Sonoff funciona de forma idêntica no BH Onofre

Desta forma aproveitas a aparelhagem eléctrica existente mas terás de passar mais fios de uma extremidade para a outra. Se não houver forma de passar mais fios a solução é substituír os 3 aparelhos por botões de pressão e aproveitas as duas linhas de comutação para fazer uma ligação paralela.

Boas YnoX,
Muito obrigado, eu estou a testar na casa velha porque daqui a uns meses vou para uma nova e assim ja sabia como fazer, mas se tiver de passar cabo vou esperar pela nova e digo quanto cabos vou querer em cada tomada.
:ok_hand:

Olá Bruno!

Estou gostando cada dia mais dos produtos que está a desenvolver e tentarei ajudar (com minhas limitações de iniciante claro) no que puder!

Queria enviar um vídeo de um produto que penso que poderia servir para tirar uma ideia de como pode fazer a ligação sem o neutro.

É um produto novo e um pouco caro ainda, mas julgo que valeria a pena para você que conhece muito de eletrónica em comprar e tentar decifrar como conseguiram fazer isso.

Cumprimentos,
André Gomes.

1 Like

Obrigado, vou investigar :slight_smile:

Tenho andado a pensar nisto do sem neutro, mas não me parece muito fiável, no entanto se houver algum curioso que abra uma coisa dessas para investigar ajudava.

Aparentemente pode funcionar usando a própria lâmpada como referência ao neutro, ou seja, mesmo com a resistência interna enquanto não tiver o circuito fechado o neutro encontra-se também no outro lado do contacto, quando fecha como tem a carga acende, como se fossem os circuitos série para testes.

A solução do BHonofre parece melhor idealizada, até porque não é preciso que fique na caixa de aparelhagem por detrás do botão, pode ficar apenas na caixa de derivação para quem tem.

um membro do grupo anda a tentar alterar um Onofre para isso, mas com a adição de uma pilha para estabilizar… vamos ver no que dá

Tambem estou com o mesmo problema, será que me consegues enviar esse esquena? Obg.

Como é que liga o Onofre num esquema parecido a este mas com comutador duplo para duas lâmpadas?

https://forum.movimentomaker.pt/uploads/default/original/1X/89b746b24a88bff8df30bd06fe8c078548c09f9e.jpeg