BH PZEM valores corretos? Como Calibrar?

Boas,

Tenho verificado que os valores apresentados pelo BH Pzem não parecem bater certo. Tenho o Pzem instalado no geral (cobre a casa toda).
Abaixo um exemplo da minha casa em standby:
2020_02_16_10_29_10_Home_Assistant

A minha voltagem anda à volta de 240v, mas mesmo que fossem 220v, não poderia dar apenas 142w. Teoricamente a voltagem X amperagem = potência | 220v * 1.88A = 413,6W

As minhas contas estão erradas, ou preciso calibrar o BH Pzem?

Obrigado
Cmpts

2 Likes

Não conheço o PZEM (ainda), mas não será por causa de confusão com os diversos tipos de potência em AC?
Em AC, V*A dá-te a potência aparente (unidade VA), que podes decompor em potência activa (unidade W), e potência reactiva (unidade VAr), e o seu rácio define o factor de potência.
Esses valores são coerentes se o factor de potência não for 1 (nem toda a potência aparente (VA) é activa (W) )

Para aprofundar: https://en.wikipedia.org/wiki/AC_power

O BH pzem WiFi não tem qualquer influência nas leituras feitas pelo Pzem 004T, no entanto podes obter o valor da voltagem nas leituras.

A versão do Pzem004t V3 permite calibrar, irei ter essa funcionalidade disponível nos próximos updates de firmware

1 Like

No BH PZEM não é reportado o factor de potência e/ou a potência reativa?

O meu PZEM (ligado a um esp8266 com código meu) também reporta algumas vezes factores de potência abaixo de 1, aliás, quando o carro electrico está a balancear as células da bateria o factor de potÊncia é qualquer coisa menor que 0.1 ou assim.

Potência aparente (V*I) são perto de 93W e potência activa uns 3W !!!

Caro @frankesousa a tua duvida acima parece me estranha pois tenho um em casa e está bastante preciso.
No meu caso tenho o Clamp amperímetro antes do diferencial no cabo que vem da rua o clamp não se pode por em qualquer lado.

No firmware do Bruno tem tudo que o PZEM v3 fornece como podes ver abaixo

exemplo_pzem_bh

No exemplo que mostro na figura para obter a potência activa (em W) tem de se mutiplicar a Tensão x Corrente x FP. Neste caso 35% da corrente resulta em potência reactiva.

Olá @jfmcarreira acho que não tens de fazer nenhuns cálculos pois o PZEM já os faz e fornece essa informação é só catar o valor e apresentar na nossa téla. Em cima tens uma imagem de um exemplo em Node-Red no canto superior esquerdo da imagem tens o valores fornecidos pelo PZEM

1 Like

isso mesmo
https://innovatorsguru.com/wp-content/uploads/2019/06/PZEM-004T-V3.0-Datasheet-User-Manual.pdf