BH OnOfre + RCWL-0516

Bem malta está na altura de dar o proximo passo no OnOfre, a ideia é sabermos se está alguém na divisão em questão e se não estiver notificar o utilizar que deixou a luz ligada ou até mesmo desligar automaticamente.
Vou usar um sensor RCWL-0516, este tem muita sensibilidade e ao que parece as vezes dá falsos positivos.
Por isso criei este tópico para quem quiser ficar a par das evoluções ou até mesmo ajudar a ter o sistema o mais estável possível, possa aqui contribuir.

8 Likes

Excelente!

Está pensado apenas para os novos ou vamos poder adicionar aos existentes?

Ótima ideia Bruno, encontrei algumas referências desse sensor que talvez possa ajudar:

Em todos claro :), senão não tinha piada hehhe

2 Likes

alguma informação util aqui para resolver falsos positivos

vou testar este esquema hoje

2 Likes

2 Likes

Condensador de 470uf GND e VCC + 10K resistor entre OUT e GND

2 Likes
3 Likes

bem durante a noite não existiram falsos positivos :slight_smile:

6 Likes

Este detector faz ranging (tira medidas analogicas)?
Seria fixe para fazer triangulação senão teras de fazer interceção de detetores para poder fazer uma approximation de zona de deteção. Cool

1 Like

este só faz digital, esse ideia de triangulação é muito fixe e até a Apple já patenteou algo para fazer isso :slight_smile:

1 Like

Ajudaria saber se concegues calcular distância ou raio de detecção, se sim uma rede neuronal e um pouco learning resolve os outliers medidos. Acho que as novas versões de Bluetooth também faz isso :wink:

Vives num apartamento? O vizinho de baixo ou de cima podem ativar o sensor. Se precebi o sensor verifica o doppler effect via microwave por isso estou a imaginar que passa os andares?!

reduzes a voltagem a fica só a apanhar um divisão, quando ao raio de deteção o BT já tem o time to fly desde as versões BLE, o novo ESP32-S2 tb já vem com essa funcionalidade em WI-Fi e BLE

@setMiddle não deve ser verdade, dos vizinhos interagir com esses sensores, porque há alarmes da securitas que usam sensores de movimento com dupla tecnologia, dopller (infra-vermelho) e radar (microwave) que é o caso. O microwave funciona por alterações no volume, o mesmo é usado há muitos anos nos auto alarmes em carros descapotáveis. Agora estes sensores como são fabricados na CE(china export) podem ter uma qualidade à medida.

1 Like

Os meus estão instalados sobre a forração do teto falso e por vezes (por exemplo: o sensor do corredor para os quartos é acionado quando faço movimentos na sala próximo da parede). Portanto, “deve sim ser verdade!”.

1 Like

Eu não tenho problemas em que os sensores passam as paredes ate acho bem se conseguimos ter uma saída analógica que pode nos ajudar a determinar uma distancia (near ,mid range, out of range). Tendo esta possibilidade acredito que podemos brincar com os ranges do radar e interceptações de sensores para fazer um gps-indoor. Eu deveria de ler as specs para averiguar isso. (esta na minha todo list :slight_smile: )