BH Onofre Dúvida

Boas, desculpem lá a pergunta que deve ser idiota mas não percebo nada de electricidade e gostava de ser eu a fazer esta alteração.

Eu para usar o BH Onofre para transformar interruptores tradicionais em interruptores inteligentes e poder controla-los com o Alexa como faço em comutadores de escada?, estou a usar a série quadro 45 da Efapel tenho que usar um BH Onofre em cada interruptor ou apenas em um?

No esquema de ligação do BH Onofre em iluminação não percebi onde liga o terra?
E não percebi o que é o GND e o GPI012 e GPI013

Cumprimentos e obrigado desde já

Impressionante tanta gente por aqui, e não há ninguém que consiga, queira responder a isto, as pessoas colocam as suas dúvidas e gostam de ser respondidas, mas não fazem o mesmo pelos outros, de 27 pessoas que viram o post, não há uma que saiba responder? Certamente que há…

Obrigado a todos pela vossa disponibilidade, não esquecer que estamos num forum supostamente para se aprender alguma coisa e tirar dúvidas ou se calhar é um forum só para experts que não admitem iletrados a nível electrónico.

Boas, sinceramente, ainda ando a estudar isto também, no entanto, o mais simples é colocar o onofre dentro da caixa de derivação onde liga a lâmpada, e passar fios finos para os interruptores trocar por botões com mola, para trabalhar por impulsos e ficam os dois em paralelo carrega uma vez e liga outra vez e desliga.

como o Bruno exemplifica aqui (apenas para a parte da luz, do estores mete mais coisas)

ou aqui

Gpio12/13 e gnd é referente às inputs do ESP (microcontrolador) que recebe a ligação entre o gnd e um destes dois 12/13 para ligar o relé 1 ou 2.

Olá a comutação em escada com 220V ainda não existe forma simples de fazer.

A maneira simples como está o onofre a funcionar, funciona como meteste, com função push.

Escada é uma alternativa barata de utilizar um ponto de luz com 2 pontos para ligar, no entanto, o melhor mesmo é com um telerruptor e ficas com botões de pressão pela casa toda e faz exactamente o que o BH onofre faz.

Por isso nos antigamente à mais de 15 anos, que eu estudo e trabalho na construção, que para ser barato:

• 2 pontos comutação escada,
  • 3 pontos escada com um inversor no meio,
  • mais que 4 pontos -> telerruptor.

No entanto botão de pressão + telerruptor fica mais barato em tudo até manutenção.

Para aplicar directo a 220V, o mais simples acaba por ser colocar um relé na caixa de derivação onde liga a lâmpada, ou um sitio onde seja simples ter os 220 quando se liga a lâmpada e o contacto desse relé um pino GPIO do onofre, liga e desliga.

1 Like

MiguelASM, quando dizes diretamente na caixa de derivação, colocar no L1 ou L2. Mas e os contactos aos interruptores? Se o contacto do interruptor estiver desligado, nunca mais vais poder ligar o rele. como ficariam os contacto do interruptor do 12 e 13?

Desculpa a resposta tardia mas tenho andado a evitar o pc, que a história é a mesma por todo lado.

L1 e L2 são as saídas, caso queiras ligar uma ou duas lâmpadas, se quiseres apenas uma ligas só numa.

Para controlo pelo relé seria entre o GND e o 12 ou o 13, penso que este vem por defeito o 12 para o relé do L1 e o 13 para o L2, sempre entre o 12 ou 13 e o GND, ou seja, caso queiras apenas uma lâmpada, ligas os pinos dos contactos do relé entre o GND e o 12.

O controlo do relé que é feito pelo circuito original da lâmpada que vem dos interruptores, ligas o neutro (azul) no A2, e o fio catanho/preto que vem do interruptor no A1 do relé, assim quando ligares o interruptor em vez de ligar a lâmpada directo, vai ligar/atracar o relé, que vai fechar o contacto, que por sua vez ao fechar o circuito entre o GND e o 12 ou 13 vai ligar a saída L1 ou L2.

No fim de semana ou antes tento fazer a coisa, tenho por aqui o material algures e demonstro isso.

Como disse, meto aqui.
esquema escada normal

escada aplicado ao Onofre, onde em vez de ligar na lâmpada, liga na bobine de um relé, e os contactos por sua vez ligam com os comando do Onofre

1 Like

Neste momento fiquei sem onofres para brincar, está tudo instalado :smiley: mas penso que se ligares um interruptor normal ou dois em paralelo, sempre que mexeres no botão ele vai mudar o estado no onofre, não é preciso o relé ou alterar a coisa…

Estou para encomendar mais uns quantos, depois postos os resultados da brincadeira.