BH OnOfre Dual SSR em Estores Feedback

Olá pessoal é sabido que o BH OnOfre Dual com 2 relés de estado sólido foi pensado para Iluminação, gostava de saber se alguém já testou em motores de estores instalados.

Eu tenho testado com o motor em cima da banca mais não é a mesma coisa, e tenho receio que com o esforço do peso dos estores os relés queimem.

De qualquer forma estou a desenvolver um BH OnOfre especifico para estores :slight_smile:

Deixo aqui alguns testes com o de estado solido e o motor com que estou a testar.

Eu por acaso comprei para testar em estores. Depois dou feedback.

Enquanto que ainda aguardo o material.
Estive a medir com o multimetro os meus estores. Que seja a subir ou a descer tem um consumo de 0.69A. Sendo um multimetro digital, não sei o pico de arranque.

Bom dia, Bruno. Ontem/hoje quando cheguei a casa já tinha o material na cx de correio. Obrigado.
Eu tenho uns motores com comando remoto e no interior eles usam relés de 8A/250V. Mas realmente os motores de são de 140W os 2A deveriam ser suficientes, o problema será no arranque que a corrente sobe mais. Eu vou tentar montar nos próximos dias e depois digo alguma coisa.

O que pode acontecer é queimares um relé

Não sei o que queimará primeiro, se o relé se o fusível que tb é de 2 A.

Conforme se o fusível for rapido ou lento. Mas acredito mais no fusível tambem.

O problema nos motores de estores nem é a amperagem mas sem as correntes parasitas que são geradas

Eu tenho interesse numa solução para estores. Já testei o sonoff dual r2 tal como referi no forum criado para o HA português.
Instalei tasmota com modo interlock.
Ao ligar um dos botoes fisicos em vez de desligar o outro e ligar esse, o que acontece é que desliga o outro, liga e depois desliga no imediato dando só um flash. acho que é como se ligasse os dois botões ao mesmo tempo, julgo ser uma medida de segurança nessa config. O mais estranho é que só aconteceu às vezes e sempre que activava o mesmo gpio, ou seja se mudasse os fios atras do interruptor a falha verificar-se-ia no outro botao…
como não percebo nada de código… vou ter de experimentar outros e ver. O meu objectivo era colocar em 10 estores…

Video
https://drive.google.com/file/d/17qEqFYWXJwCHREwzt32pNz7UvktMjTYrOg/view1?
https://drive.google.com/file/d/1flzAAHr5_mpL4F8Hzlk8HkBY0kAW6PtJSA/view2?

Neste momento esta solução é aceitável, não é perfeita. O Onofre se tivesse um ou dois reles, com modo nc e no por exemplo impedia logo o ligar simultaneo dos dois canais. O outro rele dava energia e desligava para simular o stop…

Mas isto é um leigo a falar…
A minha área é a saúde…

Abraço e força para os projectos.

Ps - Eu até estou em espera por 2 bhonofres, se calhar vem mais…

Boas,

A intenção de comprar os bhonofre foi primeiramente tentar utiliza-los com os estores, sendo que já tentei por 2x, com estores e bhonofres diferentes.
Foi testado em ambas as vezes com lampadas inclusive com delay entre mudança de sentido, parecia tudo ok.
Passei entao para a pratica, modulo x10 para fora e coloquei o novo, até ai tudo ok qd dei os comandos trabalhou mas quando chegou ao fim de curso já nao quis descer, ou seja ja tinha queimado o relé deixando-o ligado portanto ficando com 2 sentidos. foi um susto acabei por ter que abrir a caixa de estore para programar novamente o fim de curso.
resultado : bhonofre com 1 relé queimado.

Na segunda experiencia fui mais cuidadoso e tenter verificar tudo, coloquei timer para desligar os relés tambem, posso dizer que funcionou e deu para tapar a caixa mas como o timer que coloquei não abria tudo decidir carregar para abrir mais, estragou tudo…queimou outro relé, não faço ideia o que terá passado mas não era suposto até pq o estore tem fim de curso para desligar sozinho.
Por isso tenham cuidado ao experimentar, façam de maneira a que consigam desligar rapidamente senão podem queimar algum motor.

Eu ainda queria testar outra coisa se arranjar um tempinho, vamos ver.

O problema está só no facto da programação do OnOfre permitir ligar os 2 relés em simultâneo. Isso é que nunca pode acontecer. Porque se o estore sobe ou desce todo, o switch interno de fim de curso corta a alimentação da bobine do motor nesse sentido. No entanto se o relé do OnOfre que alimenta o outro sentido alimentar a bobine, o motor vai mexer-se e o switch interno de fim de curso que estava atuado deixa de atuar, e se os 2 relés do OnOfre estão ativos vai existir energia nas 2 bobines internas do motor. Logo vai dar raia.
Felizmente o que se queimou foi o relé e não o motor, porque a despesa seria bem maior.

Eu tb tenho X10 e quero mudar para os OnOfre, mas não sei se terei tempo para mexer na programação, alias ainda nem pensei como se faz. Se não fizer nada nos próximos dias, só irei fazer depois de 23 de Maio, pois vou estar ausente do pais.

Já agora usas-te o código que o Bruno Horta disponibilizou no Github dele?

Boa Noite,
Conseguem confirmar se o firmware 6.5 do Onofre corregi o “Bug” reportado pelo
trescastelos ?

Obrigado

O Onofre nunca liga os 2 relés em simultâneo se estiver em modo Cover, provavelmente estava em modo Dual, consegues mandar um print do dashboard do Onofre?

Em Modo Cover nunca teve BuG53

Em Relação à utilização dos SSR em Estores eu não recomendo, devem utilizar o OnOfre de 5A