BH ONOFRE 5A - Utilização em Motor de Estores


#1

Olá pessoal gostava de saber como tem sido a utilização do OnOfre de 5A em motores de Estores, de 60 protótipos atualmente tive 3 ocorrências em que os relés não aguentaram :(.

A minha experiência diz-me que se acontece nuns, provavelmente pode acontecer noutros, dai a info da utilização de OnOfres de 5A ou 2A ainda não estão 100% adaptados a diferentes motores e cargas.

Estou focado em arranjar uma solução e queria agradecer a todos a boa vontade que têm demonstrado em ser Testers e ajudar a desenvolver um Dispositivo Open Souce Português


#2

Olá para já ainda não posso dizer nada do meu. Ainda não o montei.
Quando tiver feedback deixo aqui ou algures no face.

Cumprimentos Tiago


#3

Bem já escolhi os próximos relés


#4

#5

Obrigado Tiago, agradeço toda a ajuda :slight_smile:


#6

Boa noite,
Tenho o meu com os 2 relés de 5A queimados/colados, vou ter de comprar novos relés para substituir. É necessário mais alguma alteração ao circuito para colocar os relés de 10A ou basta substituir os de 5A?

Obrigado.
Cumprimentos
José Matias


#7

olá, se bateres com o cabo da chave de fendas nos relés eles descolam. Existe este circuito que permite proteger os relés de correntes indutivas criadas pelos motores.
Mandei vir 4 para testar.

Se nao conseguires descolar envia para mim que eu troco ou envio-te novos relés


#8

Nao sei se um dos 3 casos é o é o meu. Mas deixo o relato … um dos reles deixou de funcionar, se calhar o ideal é tentar proteger melhor o circuito da malvada"corrente inversa/indutiva" nao sei se estou a dizer alguma barbaridade… estive a pesquisar e penso k os reles de 5A é suficiente para aguentarem os motores,
no meu caso o estores é um black out e penso k o motor n seja mt forte pois n tem mto peso, nao consigo chegar facilmente a ele para ver a potência…


#9

estás totalmente correcto, 5A devia ser o suficientemente, estou a ver a hipótese de colocar um sunbber, esta semana tem sido testes intensivos


#10

Com relés vais precisar de snubber para controlar motores e outras cargas indutivas.
Se reparares na datasheet que partilhaste fala sempre em carga resistiva. Com cargas indutivas se não meteres o snubber o back-emf vai dar origem a um arco que dá cabo dos contactos em pouco tempo.


#11

sim estou a implementar snubber na nova versão


#12

Boa noite Bruno,

Como está o estado deste projeto, há previsão para a colocação à venda destas novas unidades?
Estive a ver soluções alternativas, sonoff, shelly, etc, mas gostaria de apoiar o que é nosso. :wink:

Cumprimentos.