BH ONOFRE 5A - Utilização em Motor de Estores

Já bomba :slight_smile:
#Obrigado a todos pelos testes e à PCBWay pelas PCB

1 Like

Boas,
Há uns tempos comecei a “mudar” das coisas cá em casa, monotorização de consumos de energia (trifásica :-), automação “inteligente” do sistema de rega tendo em conta a humidade do solo e a previsão de chuva, sistema de AQS, “hackear” o meu sistema de alarme, iluminação, por ai fora… mas tenho os estores elétricos que ainda não consegui, pois tem de ser um dispositivo que caiba dentro da caixa de derivação daí tenho andado a “monitorizar” o BH ONOFRE para estores, e encomendei um (q deve demorar a chegar :slight_smile: ) para ver se a coisa funciona, acredito que sim,.
Na minha casa onde tenho o espelho do interruptor de estores tenho tb o interruptor de persianas elétricas e por vezes mais um interruptor duplo ou simples para luzes (resumindo: espelhos duplos ou triplos) e para colocar a automação das persianas teria de ter mais um dispositivo ligado, e então surgiu-me a ideia de ser possível criar uma subunidade apenas com a parte das relés (tal como está na nova versão para estores com modo interlock e snubber para absorção das ditas correntes parasitas) ligado ao onofre.
Algumas questões:

• Este ESP tem pins “válidos” suficientes (seriam necessários mais 4 pinos)?
  • A fonte de alimentação teria potência suficiente para alimentar mais estas relés?
  • Seria possível ter um jumper que ativasse/desativasse o modo interlock (assim poder-se-ia ter opção utilizar estas relés para luzes).

A grande vantagem é que isto poderia ser usado tanto no onofre normal como o de estores ou em qualquer outro ESP o que seria brutal, e para não falar do custo que certamente ter um custo muito mais baixo!!
Bruno deixo aqui a minha ideia, espero ter sido claro, continuação do bom trabalho!

1 Like

Olá Miguel, antes de mais obrigado por apoiares o projeto Onofre :).
Vi a tua encomenda e o que encomendas-te não é para estores, a versão de estores está esgotada de momento e só terei disponível dentro de 2 semanas. De qualquer forma aviso-te assim que estiver disponível.
Em relação ao ESP tem os 4 pinos disponíveis sim.
Podes começar com a versão WEMOS D1 para te ambientares ao desenvolvimento em ESP8266

Boas,
Pois no site não tinha a opção da de estores, coloquei em obs.
Eu aguardo.
Cumps

Olá Bruno,

Quando é que pensas que os Onofres de estores voltam à produção?
Gostaria de adquirir uns mas não há entrada no site para eles.

Bom trabalho!

1 Like

Já podes fazer a pré reserva no site :slight_smile:

Olá Bruno

Entao os BHOnofre de estores sao os de 5A ou o que diz estores?

Obrigado

Olá diz estores os de 5A sao iluminação

1 Like

Hello, Bruno, uma questão as PCB no GuitHub estão atualizadas?
Bom trabalho…

Sim o master está, procuravas algo?

Boa tarde
Desde já quero agradecer a todos os utilizadores deste fórum por me terem ajudado na introdução neste mundo.
Estou com um problema com os onofres. Não sei se sou trengo ou tenho algum problema com a instalação eléctrica.
Coloquei recentemente um onofre num interruptor duplo, e mantive o interruptor antigo.
Passado algum tempo uma das luzes não apagava, no hass estava tudo bem, mas a luz não se apagava. Depois de tentar com o interruptor, lá apagou, e até agora está a funcionar bem.
Quis repetir o procedimento na luz do wc e já queimei 4 relés (2 onofres). Depois de fazer as ligações no Onofre un dos relés queima logo, o outro trabalha lindamente. Pela aplicação consigo ligar e desligar e ainda ouço os reles mas as lâmpadas não apagam.

Será que tenho muitas lâmpadas ligadas (3 led 5w)? Posso substituir os reles queimados por outros mais resistentes?
Cumprimentos

1 Like

olá Paulo, algo de estranho está ai a acontecer, os Relés são de 2A, podes enviar fotos das ligações?
Grande abraço

Viva
as ligações que fiz foram as que estavam no pdf do onofre

O fio vermelho é o neutro?

Sim é. depois fiz as ligações ao interruptor

Paulo envia esse de volta que eu troco pelo SSR esses reles verdes deram alguns problemas apesar de serem de uma boa marca, tendem a colocar.
Este é o ideal para aí

Obrigado Bruno, se preferires na próxima encomenda mandas os reles que eu coloco (se não for muito difícil :slight_smile: )

1 Like

estes relés não são compatíveis com essa placa, posso e mandar-te dos verdes e usas noutro local

Boas Miguel,

em relação ao alarme, tens o Verisure da securitas?
Estou a ver se consigo hackear o meu também, conseguiste alguma coisa?

Abraço

Boas,
O meu é de outra marca, o que fiz foi detectar a voltagem de cada pir, de qd o alarme é armado ou desarmado e ainda de qd dispara. Utilizei um arduino com 10 sensores “Voltage Sensor For Arduino/Raspberry Pi Voltage Detector Module Max 25V” e depois envio por serial para o ESP que faz o envio para o openhab.
Tb dava para ativar e desativar o alarme pelo tlm, mas por razoes de segurança não implementei!

Cumps