BH ONOFRE 5A - Utilização em Motor de Estores

Olá pessoal gostava de saber como tem sido a utilização do OnOfre de 5A em motores de Estores, de 60 protótipos atualmente tive 3 ocorrências em que os relés não aguentaram :(.

A minha experiência diz-me que se acontece nuns, provavelmente pode acontecer noutros, dai a info da utilização de OnOfres de 5A ou 2A ainda não estão 100% adaptados a diferentes motores e cargas.

Estou focado em arranjar uma solução e queria agradecer a todos a boa vontade que têm demonstrado em ser Testers e ajudar a desenvolver um Dispositivo Open Souce Português

Olá para já ainda não posso dizer nada do meu. Ainda não o montei.
Quando tiver feedback deixo aqui ou algures no face.

Cumprimentos Tiago

1 Like

Bem já escolhi os próximos relés

1 Like

Obrigado Tiago, agradeço toda a ajuda :slight_smile:

Boa noite,
Tenho o meu com os 2 relés de 5A queimados/colados, vou ter de comprar novos relés para substituir. É necessário mais alguma alteração ao circuito para colocar os relés de 10A ou basta substituir os de 5A?

Obrigado.
Cumprimentos
José Matias

olá, se bateres com o cabo da chave de fendas nos relés eles descolam. Existe este circuito que permite proteger os relés de correntes indutivas criadas pelos motores.
Mandei vir 4 para testar.

Se nao conseguires descolar envia para mim que eu troco ou envio-te novos relés

Nao sei se um dos 3 casos é o é o meu. Mas deixo o relato … um dos reles deixou de funcionar, se calhar o ideal é tentar proteger melhor o circuito da malvada"corrente inversa/indutiva" nao sei se estou a dizer alguma barbaridade… estive a pesquisar e penso k os reles de 5A é suficiente para aguentarem os motores,
no meu caso o estores é um black out e penso k o motor n seja mt forte pois n tem mto peso, nao consigo chegar facilmente a ele para ver a potência…

1 Like

estás totalmente correcto, 5A devia ser o suficientemente, estou a ver a hipótese de colocar um sunbber, esta semana tem sido testes intensivos

2 Likes

Com relés vais precisar de snubber para controlar motores e outras cargas indutivas.
Se reparares na datasheet que partilhaste fala sempre em carga resistiva. Com cargas indutivas se não meteres o snubber o back-emf vai dar origem a um arco que dá cabo dos contactos em pouco tempo.

sim estou a implementar snubber na nova versão

Boa noite Bruno,

Como está o estado deste projeto, há previsão para a colocação à venda destas novas unidades?
Estive a ver soluções alternativas, sonoff, shelly, etc, mas gostaria de apoiar o que é nosso. :wink:

Cumprimentos.

1 Like

Hello sim estou em testes com a Beta3 e parece estar OK :slight_smile: dentro uma semana publico o resultado dos testes

3 Likes

Viva ,
Já temos novidades dos testes do Beta3 ?

1 Like

Sim correram muito bem, chegaram agora 90 PCB’s para começar a fabricar e colocar no site

1 Like

Seria interessante incluir no git hub um arquivo com a lista de componentes eletronicos para quem for fazer o pedido das pcbs pela pcbway.

2 Likes

Já bomba :slight_smile:
#Obrigado a todos pelos testes e à PCBWay pelas PCB

1 Like

Boas,
Há uns tempos comecei a “mudar” das coisas cá em casa, monotorização de consumos de energia (trifásica :-), automação “inteligente” do sistema de rega tendo em conta a humidade do solo e a previsão de chuva, sistema de AQS, “hackear” o meu sistema de alarme, iluminação, por ai fora… mas tenho os estores elétricos que ainda não consegui, pois tem de ser um dispositivo que caiba dentro da caixa de derivação daí tenho andado a “monitorizar” o BH ONOFRE para estores, e encomendei um (q deve demorar a chegar :slight_smile: ) para ver se a coisa funciona, acredito que sim,.
Na minha casa onde tenho o espelho do interruptor de estores tenho tb o interruptor de persianas elétricas e por vezes mais um interruptor duplo ou simples para luzes (resumindo: espelhos duplos ou triplos) e para colocar a automação das persianas teria de ter mais um dispositivo ligado, e então surgiu-me a ideia de ser possível criar uma subunidade apenas com a parte das relés (tal como está na nova versão para estores com modo interlock e snubber para absorção das ditas correntes parasitas) ligado ao onofre.
Algumas questões:

• Este ESP tem pins “válidos” suficientes (seriam necessários mais 4 pinos)?
  • A fonte de alimentação teria potência suficiente para alimentar mais estas relés?
  • Seria possível ter um jumper que ativasse/desativasse o modo interlock (assim poder-se-ia ter opção utilizar estas relés para luzes).

A grande vantagem é que isto poderia ser usado tanto no onofre normal como o de estores ou em qualquer outro ESP o que seria brutal, e para não falar do custo que certamente ter um custo muito mais baixo!!
Bruno deixo aqui a minha ideia, espero ter sido claro, continuação do bom trabalho!

1 Like

Olá Miguel, antes de mais obrigado por apoiares o projeto Onofre :).
Vi a tua encomenda e o que encomendas-te não é para estores, a versão de estores está esgotada de momento e só terei disponível dentro de 2 semanas. De qualquer forma aviso-te assim que estiver disponível.
Em relação ao ESP tem os 4 pinos disponíveis sim.
Podes começar com a versão WEMOS D1 para te ambientares ao desenvolvimento em ESP8266

Boas,
Pois no site não tinha a opção da de estores, coloquei em obs.
Eu aguardo.
Cumps