Ajuda com Esp 8266

minha intensão é chegar a abrir o portão da garagem com o esp8266 ou esp32.
não sou expert em arduino, mas tenho uma noção basica. Assim já possuo algum material, hardware e tenho um profile preparado para isto.
Duvida não sei como alimentar o comando juntamente com o modulo rele. Tentei ligando os dois em uma bord a 5 volts não deu. Tentei alimentar o comando com uma fonte de telemovel, tambem não.
Conheço o tasker, o blynk que poderão ser me util.
Enfim precisava aqui de um “empurãozinho” para chegar ao meu objetivo.
obrigado

Boas Rruella, a tua descrição parece um pouco confusa .
Resumindo queres abrir o portão com o telemóvel e para isso vais usar um modulo esp8266 e um modulo de rele duplo ou queres usar o esp para acionar o comando remoto para subir e descer?

1 Like

Miguel em primeiro obrigado pela sua atenção .

Com relação a questão do esp, digo te que prefiro usando o esp 01, espetando no modulo rele, do que usar um NodeMCU. Acho mais pratico e facil.

Mas se me disser que o NodeMCU daria mais qualidade, então mudarei de ideia.

Isto porque com certeza o Miguel tem experiência nisto, e eu sou apenas um curioso. Nunca na vida, e já vou nos 60 anos quase, tive a curiosidade de apreender programação.

Com relação ao profile que tenho para abrir o projeto mando em anexo, é simples e acho que atende o meu interesse, agora se o Miguel tiver outra ideia agradeço também.

Depois de conseguir ligar isto tudo pretendo partir para o TASKER e ver se consigo abrir o portão por comando de voz. É uma ideia um tanto arrojada para mim, mas gosto de desafios.

1 Like

com o NodeMcu vais ter mais memória e uma revisão diferente do ESP, no caso do node MCU vem com um ESP12

bruno obrigado pela pronta atenção.
com relação ainda ao meu tópico o que acha do profile, algo a acrescentar ou esta bom para o que eu quero?

/*************************************************************
Download latest Blynk library here:
https://github.com/blynkkk/blynk-library/releases/latest

Blynk is a platform with iOS and Android apps to control
Arduino, Raspberry Pi and the likes over the Internet.
You can easily build graphic interfaces for all your
projects by simply dragging and dropping widgets.

Downloads, docs, tutorials: http://www.blynk.cc
Sketch generator:           http://examples.blynk.cc
Blynk community:            http://community.blynk.cc
Follow us:                  http://www.fb.com/blynkapp
                            http://twitter.com/blynk_app

Blynk library is licensed under MIT license
This example code is in public domain.

This example runs directly on ESP8266 chip.

Note: This requires ESP8266 support package:
https://github.com/esp8266/Arduino

Please be sure to select the right ESP8266 module
in the Tools -> Board menu!

Change WiFi ssid, pass, and Blynk auth token to run :slight_smile:
Feel free to apply it to any other example. It’s simple!
*************************************************************/

/* Comment this out to disable prints and save space */
#define BLYNK_PRINT Serial

#include <ESP8266WiFi.h>
#include <BlynkSimpleEsp8266.h>

// You should get Auth Token in the Blynk App.
// Go to the Project Settings (nut icon).
char auth[] = "60344f819cf644e88c7ed5ef65f98a9f
";

// Your WiFi credentials.
// Set password to for open networks.
char ssid[] =
char pass[] =

void setup()
{
// Debug console
Serial.begin(9600);

Blynk.begin(auth, ssid, pass);
}

void loop()
{
Blynk.run();
}

Viva @Rruella,
O esp01 (com ou sem rele) é um tanto mais complicado de meter software la dentro, ja que obriga a ter um adaptador proprio para ligar ao PC ou entao simular o tal adaptador com um arduino e fios. Vai ser uma grande confusao especialmente para quem nao programa.
O nodemcu liga ao PC com um simples cabo usb, mas nao tem reles prontos a encaixar (modulos)…
Ambos precisam de ser programados pela primeira vez, nem que seja para correr o Blynk por exemplo com os dados do wifi.

Para a finalidade que é, e para nao envolver programacao, penso que nem um nem outro será boa escolha (excepto pelo prazer de implementacao), pois um simples sonoff tem isso tudo e vem pronto a usar. Embora nao experimentei, parece que é possivel usar o tasker com o sonoff:
https://support.itead.cc/support/discussions/topics/11000001381
e conseguir abrir/fechar o portao por voz com ±5-7€ de material.

se o ESP01 funciona para as tuas necessidades não vejo razão para não usares :slight_smile:

Caro Rruella, como o Bruno em cima mencionou o esp-01 dá perfeitamente para o projecto que estás a pensar mas também como o Ruifern diz com o esp-01 não é chave na mão, terás de ir por etapas,

1º terás de aprender como o injetar o programa no esp-01 mas parar isso tens muitos recursos na Internet que vão ajudar deixo AQUI O LINK do Fernando K é um professor fera no assunto.

2º procuras scripts para o esp-01 que se adeqúem as tuas necessidades, no teu caso um que comunique com o BLYNK ou pedes ajuda aqui no forum o Bruno entre outros sabem programar e podem ajudar infelizmente nessa parte eu não poderei ajudar.

Espero que a minha opinião ajude a organizar as tuas ideias e a ter sucesso.

Ruifem
tenho já comigo também um adaptador para meter o esp01 e já o consegui fazer com o arduino ID.
Com relação ao sonoff também já tenho um e não o usei porque disseram a mim que não daria certo para meu proposito. A não ser que viesse a comprar uma das suas versões mais novas que possivel um dispositivo de PULSAR.
Mas se for possivel estará então resolvido meu problema, o que tu dizes disto?
muito obrigado

Viva @Rruella,
Sim, existem varios tipos de sonoffs, uns que sao mais indicados para lampadas, e outros que disponibilizam os contactos do rele interno (normalmente aberto, normalmente fechado).
Isto é importante dependendo como precisares (em termos de voltagem) de invocar o comando/interruptor de abrir/fechar do portao, por exemplo se tem é a 220v ou se trabalha a 12v/24v continuos. Pela tua descricao (pulsar), aparentemente o interruptor/comando tem de funcionar com impulso (tipo, ligar e desligar logo a seguir sem deixar ligado), dai que tera de ser um sonoff/outro hardware que suporte “inching” se nao estou em erro.
Tambem presumo que tenhas um sonoff dos de lampadas, sem acesso aos contactos dos reles. Nesse caso, penso que podes usar esse sonoff se lhe adicionares um temporizador 220v,
Timer
que desligue o proprio sonoff por exemplo 1 segundo (se o sonoff nao memorizar o estado).
Em alternativa ao timer, tambem podes agendar uma regra para desligar o sonoff a cada minuto, mas neste caso o tal comando de abrir/fechar vai estar entre 1 a 59 segundos ligado ate desligar.
Espero nao estar a induzir em erro com as solucoes acima, mas de facto existem muitas solucoes, mas todas elas dependem um pouco do hardware que se tenha, e de como precise funcionar.

Estas linhas deviam estar com os dados do teu wifi:
por exemplo:

char ssid[] = “NomeDoWifiDeCasa”;
char pass[] = “aPasswordDoWifi”;

se com o teu adaptador conseguires programar o esp-01, iras conseguir controlar o esp-01 via Blynk, no entanto, nao tenho a certeza se conseguiras na app do Blynk mudar o estado do modulo de rele, pois nao tenho a certeza se esse modulo esta directamente ligado a um dos 2 pins do esp-01, ou se funciona via serial.
Se calhar alguem com mais experiencia nesse modulo talvez podera ajudar-te.

Ah, e mesmo que nao funcione com esse modulo directamente, podes sempre no Blynk usar um virtual pin e no codigo mudar o estado do rele dependendo do virtual pin.
Serao meia duzia de linhas de codigo, mas sim, nesse caso envolve programacao (relativamente simples). De certa forma, atraves do Blynk as coisas tornao-se muito faceis e com muito menos hardware…

Em primeiro e mais uma vez obrigado
Ruifem contando com a tua segunda hipotese como seria:

“Em alternativa ao timer, tambem podes agendar uma regra para desligar o sonoff a cada minuto, mas neste caso o tal comando de abrir/fechar vai estar entre 1 a 59 segundos ligado ate desligar.
Espero nao estar a induzir em erro com as solucoes acima, mas de facto existem muitas solucoes, mas todas elas dependem um pouco do hardware que se tenha, e de como precise funcionar.”

Olá a todos este brainstorming está animado mas eu tenho uma duvida que o Rruella podia esclarecer para sermos mais precisos nas sugestões, a qual já foi colocada em cima por mim.

Passo a citar as palavar do Rruella, "Duvida não sei como alimentar o comando juntamente com o modulo rele. Tentei ligando os dois em uma bord a 5 volts não deu. "

Caro Rruella você vai usar o comando remoto do portão alterando-o ligando uns fios nos switch e usando o esp-01 faz open/close ou vai ligar na abertura manual com chave?

É que são coisas diferentes.

Migas
vou para primeira opção usando o esp 01
obrigado

Então vai desmanchar o comando remoto; é que assim na minha maneira de ver as coisas com uns simples transístores a funcionar como switch e o esp-01 já resolve o problema.

tire uma foto ao comando para vermos e digamos que pilhas ele gasta para ver o que se pode fazer em relação a alimentação do esp-01 com o controle remoto.

ok farei isto amanhã e meto aqui a foto.
obrigado e até amnhã

Dá uma vista neste video do BrunoHorta LINK
e ESTE

Aqui está meu arsenal.

Migas
o Bruno é o cara, sem duvida.
O Fernando K talves seja outro, mas na minha opinião, é de teoria, nada de laboratório.
Minha dificuldade, superavel claro sou um gajo persistente, montar a placa como o Bruno com soldas, rrsss, meu fraco.
Mas ainda sobre o projeto do Bruno satisfaria sim para mim.
Claro teria que adquirir alguns componentes, mas como o Bruno disse nada assim de muito valor.